Search
sbado, 20 de abril de 2024
  • :
  • :

Zé Humberto crava permanência à frente do Atlético-ES na Copa Espírito Santo 2018

Zé Humberto crava permanência à frente do Atlético-ES na Copa Espírito Santo 2018

Sem conseguir a classificação para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro 2018, o Atlético-ES inicia o planejamento para a disputa da Copa Espírito Santo, que tem previsão de início para o dia 21 de julho. E a primeira boa notícia para o Galo da Vila é a permanência do técnico Zé Humberto para a Copinha.

O treinador chegou ao comando do Atlético-ES em julho de 2016. De lá para cá, o Galo da Vila conquistou o Campeonato Capixaba e a Copa Espírito Santo, em 2017, títulos que levaram o clube a disputar as primeiras competições nacionais da sua história: Copa do Brasil, Série D e Copa Verde. A última, histórica para o futebol local, já que o Atlético-ES ficou com o vice-campeonato do torneio.

– Quando eu vim para o Atlético, nós fizemos um projeto, junto com o presidente Rubens Pinheiro. E esse projeto está acontecendo, que era buscar um título do Capixabão e da Copa ES, e levar o Atlético ao cenário nacional. Em dois anos, que vão se completar em julho, nós conseguimos dois títulos, e, para mim, um terceiro, que foi o vice-campeonato da Copa Verde, então são três títulos em menos de dois anos. Agora é dar sequência no trabalho. Eu já falei que do Atlético eu só saio no dia que o presidente achar que não tenho condições. Eu tive várias oportunidades, e o presidente sabe disso, mas eu me sinto feliz, em casa, e espero dar prosseguimento (ao trabalho).

2Q== - Zé Humberto crava permanência à frente do Atlético-ES na Copa Espírito Santo 2018ze humbe hori - Zé Humberto crava permanência à frente do Atlético-ES na Copa Espírito Santo 2018

Técnico Zé Humberto, do Atlético-ES, com os troféus do Capixabão e da Copa ES 2017 (Foto: Montagem em fotos de Arquivo Pessoal)

A sequência de títulos, em 2017, e a excelente participação na Copa Verde, que culminou no vice-campeonato da competição, geraram uma grande expectativa em torno do Atlético-ES para a disputa da Série D deste ano. Dentro de campo, porém, a euforia tornou-se decepção, com a eliminação precoce na primeira fase.

Zé Humberto lamenta a eliminação do Atlético-ES ainda na fase de grupos na Série D. Segundo o treinador, o Galo da Vila tinha totais condições de avançar na competição. O treinador, porém, acredita que um dos pecados do time no decorrer da Quarta Divisão foi a perda do foco após a participação na Copa Verde.

– A equipe poderia ter se classificado na Série D, sem menosprezar os adversários, que tinha boas equipes. O Americano, Novorizontino e Uberlândia, que tem uma estrutura muito grande, uma condição financeira muito boa, bem mais alta do que a nossa. Isso não é uma desculpa. O Atlético se destacou muito na Copa Verde, e começou a ter alguns assédios, o que acabou tirando um pouco do foco da nossa equipe. A gente fica triste por isso ter acontecido, mas feliz por ter mostrado que nós tínhamos um time competente, que acabou saindo vários jogadores para equipes de Série B e C do Brasileiro.

Avaliação do primeiro semestre

Os primeiros seis meses do Atlético-ES foram movimentados. A equipe capixaba participou de quatro competições, ao todo – Campeonato Capixaba, Copa do Brasil, Copa Verde e Série D. Campeão capixaba em 2017, de forma invicta, o Galo da Vila não repetiu o desempenho este ano e não conseguiu chegar às semifinais. Na Copa do Brasil, eliminação logo na primeira fase, após uma derrota para o Remo por 2 a 0 (assista aos gols). Na Copa Verde, como foi dito acima, uma ida inédita à decisão da competição regional. E, fechando as competições, uma eliminação precoce na fase de grupos da Série D.

Z - Zé Humberto crava permanência à frente do Atlético-ES na Copa Espírito Santo 2018ze humberto - Zé Humberto crava permanência à frente do Atlético-ES na Copa Espírito Santo 2018

Zé Humberto, treinador do Atlético-ES, em ação na Copa Verde 2018 (Foto: Matheus Cardoso/CA Itapemirim)

O comandante do Atlético-ES avaliou o desempenho da equipe em cada uma das quatro competições disputadas neste início de ano.

– Nós temos que ir por competição. No Capixabão, a gente sabe que o Atlético foi campeão no ano passado, e nesse ano as equipes se fortaleceram, o que acabou gerando uma briga muito acirrada, mas nós tínhamos que ter se classificado, sem desmerecer os adversários, que são equipes qualificadas. Na Copa Verde, não preciso nem falar. A equipe se superou, elevou o nome do estado, do Atlético e fez uma grande campanha. A Copa do Brasil é um tiro muito curto, é difícil de se fazer uma avaliação, porque é um jogo de “matar ou morrer”. Fizemos uma grande partida, poderíamos ter tido uma melhor sorte dentro do jogo. E na Série D nós poderíamos ter nos classificado, ter feito os resultados dentro de casa. O grupo acabou tendo um desgaste por várias competições, mas agora é sentar e fazer um balanço do que fizemos – finalizou.

Fonte: globoesporte