Search
quinta, 25 de abril de 2024
  • :
  • :

Vem Pra Rua fará lista de parlamentares para não votar em 2018

Vem Pra Rua fará lista de parlamentares para não votar em 2018

Movimento responsável por levar às ruas mais de 6 milhões de pessoas contra a corrupção foca suas forças nas redes sociais para renovar o Congresso Nacional  

 

O movimento Vem Pra Rua deverá finalizar, até o final de 2017, a lista que já foi apelidada de “Tchau Queridos”. Trata-se de uma lista de deputados e senadores nos quais a população não deverá votar em 2018. Produzida em parceria com o Ranking dos Políticos, incluirá todos os parlamentares federais com ficha suja na justiça e que tiveram mau desempenho no Congresso. Os critérios do Ranking foram ampliados para compor com os critérios do Vem Pra Rua, resultando num índex negativo de parlamentares.

 

“A ideia é mostrar aos eleitores brasileiros uma espécie de ‘raio X’ dos políticos, para que eles possam escolher com conhecimento e consciência em 2018”, afirma Rogerio Chequer, líder do movimento Vem Pra Rua. O “Tchau Queridos” irá analisar os congressistas a partir de critérios objetivos como: presença nas sessões do parlamento, gastos de gabinete, como votou nas mais importantes decisões dos últimos 3/4 anos, se está envolvido em processos judiciais e sua gravidade, formação acadêmica e filiação partidária, assim como mudanças de partido.

 

“Também serão levados em conta o posicionamento dos deputados e senadores em projetos e discussões de interesse público, como o projeto Dez Medidas de Combate à Corrupção, a votação sobre o Fundo Público Eleitoral e a votação sobre o fim do Foro Privilegiado”, completa Chequer.

 

A lista será alimentada constantemente, de acordo com os critérios pré-definidos pelo movimento, e seu contraponto será o incentivo à divulgação de novos nomes para concorrer ao Congresso nas eleições de 2018. “De forma alguma nosso objetivo é que nesta lista conste o parlamento inteiro, mas o fato de um político estar na lista será um selo negativo para ele”, finaliza Chequer.

 

Movimento Vem Pra Rua
O Vem Pra Rua é a favor da democracia, da ética na política e de um Estado eficiente e desinchado. É contra qualquer tipo de violência, condena todos os tipos de extremismo (separatismo, intervenção militar, golpe de Estado), e não compactua com governos autoritários. Não está associado nem é patrocinado por nenhum partido político e trabalha por um Brasil ético, justo, próspero e com oportunidades iguais para todos.