Search
quinta, 02 de maio de 2024
  • :
  • :

Pesquisa de Empregabilidade do Turismo visa acompanhar a atividade do setor no ES

Pesquisa de Empregabilidade do Turismo visa acompanhar a atividade do setor no ES

Levantamento possibilitará gerar um indicador da atividade econômica para mensurar o comportamento do setor do turismo no Estado

O Espírito Santo é conhecido por seus belos destinos e o turismo, que naturalmente é um dos seus pontos fortes. Com esse destaque, a Federação do Comércio capixaba é contemplada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para o lançamento ao trade do turismo da Pesquisa de Empregabilidade do setor.

A pesquisa, inédita no setor, é fruto da parceria do Conselho de Turismo Empresarial (Cetur/CNC) com a Divisão Econômica, junto às Câmaras e os Conselhos de Turismo das Federações e das entidades de classe. “O Espírito Santo sai na frente na divulgação da nossa pesquisa, a ideia é criar um efeito demonstração para as outras Federações” relata o economista da CNC, Antônio Everton Chaves Junior.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, destaca a importância da pesquisa para o setor e reforça a atuação da Confederação do Comércio que fortalece a parte empresarial do turismo nos Estados. “Os dados disponibilizados no sistema da CNC possibilitarão gerar um indicador da atividade econômica para mensurar o comportamento do setor do turismo e, também, colaborar para formulação de políticas”, informa Sepulcri. Dentre as atividades voltadas primordialmente para a prestação de serviços turísticos explicitadas na pesquisa estão: Transportes de Passageiros, Hospedagem e Alimentação, Cultura e Lazer e Agentes de Viagens.

Turismo dá indícios de retomada no ES

De acordo com a Pesquisa de Empregabilidade do Turismo, elaborada pelas assessorias Econômica e de Turismo da Fecomércio-ES, com base no levantamento da CNC, o resultado acumulado em 2017 foi o primeiro saldo positivo depois de dois anos de perdas de postos de trabalho formais no turismo capixaba. Embora ainda não tenha recuperado os anos anteriores, o resultado positivo foi importante para renovar as perspectivas para o setor em 2018.

O mercado de trabalho do turismo do Espírito Santo criou empregos no ano de 2017, com um saldo líquido acumulado positivo no ano com a criação de 32 postos de trabalho formais no resultado acumulado. No Estado, o segmento que possui a maior representatividade no número de empregados do turismo é o de hospedagem e alimentação (59,4%) com 34.178 pessoas ocupadas. Dentro desse segmento, a atividade de Restaurantes e similares possui magnitude de 50,7% (29.187 pessoas ocupadas).

Com isso, o turismo capixaba abre o ano de 2018 mantendo a tendência positiva, criando 238 postos formais de trabalho no setor (saldo líquido entre admissões e demissões). Nesse contexto, o destaque na criação de empregos formais no setor foi o segmento de Hospedagem e Alimentação com saldo líquido positivo de 287 postos e o destaque negativo foi o Transporte de Passageiros, com fechamento de 74 postos de trabalho formais.

Brasil

Por outro lado, o turismo brasileiro ainda fechou o ano de 2017 com a perda de 12.690 empregos formais. Vale ressaltar, no entanto, que o resultado desse ano foi melhor quando comparado aos dois anos anteriores, na qual acumularam perdas de 51.155 em 2015 e 87.242 em 2016.

 

Nota Técnica

O estudo Empregabilidade no Turismo é realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em âmbito nacional e disponibilizada às federações para a elaboração das análises estaduais. Ele utiliza a massa dos dados do emprego formal divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged-MTE) em 67 classes e subclasses (CNAE) dos grupos das atividades econômicas ligadas ao setor. O IATUR (Índice de Atividades Turísticas), por sua vez, é um índice calculado e disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dentro da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e mostra o volume de atividades turísticas. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pelas Assessorias Econômica e de Turismo da Fecomércio-ES.