Search
quinta, 21 de janeiro de 2021
  • :
  • :

IPVA fica em média 3% mais barato em 2018 no ES

IPVA fica em média 3% mais barato em 2018 no ES

O IPVA vai ficar em média 3,05% mais barato em 2018, em comparação a 2017, conforme informou a Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz-ES) nesta quarta-feira (20). A tabela com os valores venais foi divulgada no Diário Oficial.

Os dados foram apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Atualmente, a frota tributável do Espírito Santo é constituída de 2 milhões de veículos.

Como calcular

Primeiro, você deve localizar o modelo e ano do seu veículo na tabela para saber o valor venal. Então, para calcular o valor do imposto é preciso aplicar a alíquota sobre o valor venal, como no exemplo abaixo:

Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 35.500)

Alíquota: 2%

Cálculo: 35.500 x 0,02 (R$ 710 é o valor que será cobrado no IPVA)

No Espírito Santo, por mais um ano, a alíquota para carros de passeio e utilitários será de 2% sobre o valor do veículo. Já para motos, caminhões, micro-ônibus e ônibus será de 1%. Segundo a Sefaz-ES, os percentuais aplicados no Espírito Santo estão entre os menores praticados em todo o país.

Pagamento

A Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo informou que ainda não foram divulgadas as datas e nem as formas de pagamento do IPVA 2018.

Fonte: G1




Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.