Search
sexta, 26 de abril de 2024
  • :
  • :

INTENÇÃO DO CONSUMO DAS FAMÍLIAS DE VITÓRIA EM DEZEMBRO SOFRE RECUO DE 4,9% EM RELAÇÃO AO MÊS ANTERIOR

INTENÇÃO DO CONSUMO DAS FAMÍLIAS DE VITÓRIA EM DEZEMBRO SOFRE RECUO DE 4,9% EM RELAÇÃO AO MÊS ANTERIOR

 

A intenção de consumo das famílias de Vitória voltou a recuar em dezembro mostrando uma
queda de 4,9% em relação a novembro e registrando 38,4 pontos. Na comparação anual o
indicador também apresentou recuo, de 25,3%. Os resultados são da pesquisa de Intenção de
Consumo das Famílias (ICF) da capital, divulgada pela Fecomércio-ES.
Na comparação com o mês anterior o que mais influenciou negativamente o índice foi a piora
na avaliação do Nível de Consumo Atual (-20,4%) e das Perspectivas de Consumo (-19,4%).
Dos sete componentes do índice apenas dois apresentaram variação positiva nessa
comparação: Renda Atual (+2,5%) e Perspectiva Profissional (+1,1%). A intenção de consumo
continua no patamar de insatisfação, permanecendo abaixo de 100 pontos. A ICF varia de 0 a
200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total e 200 satisfação total em consumir.
Emprego
No mês de dezembro, o componente que avalia o Emprego Atual caiu 2,8% e, ainda assim,
continuou sendo o que possui a melhor avaliação entre os itens pesquisados, com 96,6 pontos.
Já o componente das Perspectivas Profissionais cresceu 1,1% em relação a novembro, mas
permanece como o que possui o mais baixo valor em pontos (12,2 pontos). Esse indicador
mostra a percepção sobre expectativa de melhoria profissional nos próximos meses.
Consumo
Os componentes relativos ao consumo foram os que apresentaram as maiores quedas na
passagem de novembro para dezembro e continuam em níveis muito baixos. O Nível de
Consumo Atual caiu 20,4%, marcando 16,7 pontos. Nesse item as famílias analisam sobre seu
consumo no tempo, avaliando se estão comprando mais ou menos atualmente quando
comparado ao ano passado.
A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses foi na mesma direção, com
queda de 19,4%, registrando 18,8 pontos. Nesse item as famílias refletem sobre o consumo
para os próximos meses avaliando se acreditam que será maior ou menor.
Renda e crédito
A avaliação da Renda Atual, um dos dois componentes com variação positiva, cresceu 2,5%
em relação ao mês anterior chegando a 53,0 pontos. As Compras a Prazo, na qual avaliam
sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, recuou 3,6% e obteve 48,6
pontos. A avaliação para compra de duráveis, itens mais dependentes de crédito, também
registrou variação negativa, 8,0%.
Assessoria Econômica Fecomércio-ES
Análise por Renda Familiar
Analisando a diferença na situação da intenção de consumo por faixa de renda familiar entre as
aquelas que possuem rendimento de até 10 salários mínimos (s.m.) e aquelas cujo rendimento
é acima de 10 s.m. observa-se que as famílias de mais baixa renda são as que possuem a pior
perspectiva de consumir atualmente e nos próximos meses. Para essa faixa de renda, as
avaliações de todos os componentes estão abaixo de 100 pontos, ou seja, no patamar de
pessimismo, o que tem puxado o índice geral para a pontuação mais baixa.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das famílias (PEIC), divulgada pela FecomércioES,
mostrou que essas são as famílias que se encontram em maior grau de endividamento e
inadimplência, o que interfere diretamente na percepção da capacidade de consumo atual e
futuro.

Resultados ICF por componentes e renda familiar – índice em pontos – Dezembro 2017
Componentes ICF até 10 s.m. mais de 10 s.m.
Emprego Atual 93,9 114,0
Perspectiva Profissional 9,2 31,5
Renda Atual 41,7 127,0
Compra a Prazo (Acesso ao crédito) 35,4 134,5
Nível de Consumo Atual 6,3 84,0
Perspectiva de Consumo 6,7 97,5
Momento para Duráveis 9,4 109,0
Índice Geral (em pontos) 28,9 99,6
Fonte: Pesquisa Direta CNC. Elaboração: Assessoria Econômica Fecomércio-ES.

Brasil
Enquanto isso, a ICF apurada para o Brasil em dezembro alcançou 81,7 pontos, representando
um crescimento de 1,9% em relação ao mês anterior. Na comparação anual cresceu 7,2%.
Assessoria Econômica Fecomércio-ES
Comentários
O cenário atual mostra que, apesar dos resultados positivos no mercado de trabalho nos
últimos dois meses no Espírito Santo, o nível de desemprego ainda é alto. Esse fator é, sem
dúvida, o principal desafio na busca da recuperação do consumo. Ainda que se mantenha a
tendência positiva do mercado de trabalho, deve levar um tempo até que isso se desdobre em
mudanças na disposição a consumir.
Apesar do comportamento favorável da inflação e dos juros, a recomposição da renda da
família vai um pouco mais além. Especialmente para as famílias de menor renda, a perda dos
empregos de parte de seus integrantes tem maior peso na estrutura de renda do grupo familiar.
O endividamento e a inadimplência em patamares elevados são fatores que também afetam a
percepção da capacidade de consumir.
Mesmo com todo esse diagnóstico, de forma geral, os indicadores da atividade econômica
estão melhores que os do ano passado e as expectativas são positivas para o Natal 2017.
Devido ao apelo emocional da data as pessoas não deixarão de presentear nessa data e os
empresários do comércio estão confiantes com as vendas e preparando promoções e
descontos atrativos.
Nota Técnica
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo (CNC), em âmbito nacional, e é disponibilizada às federações estaduais elaborarem as
análises de seus estados. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da FecomércioES.
A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da
condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos
consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES.