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sbado, 27 de abril de 2024
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FECOMÉRCIO-ES ESTIMA UM FATURAMENTO DE R$ 2,7 BILHÕES DE REAIS NAS VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA NO NATAL 2017

FECOMÉRCIO-ES ESTIMA UM FATURAMENTO DE R$ 2,7 BILHÕES DE REAIS NAS VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA NO NATAL 2017

O empresário do comércio varejista está mais confiante para as vendas do Natal 2017. Diante
de um cenário mais favorável, em comparação ao ano passado, a Fecomércio-ES estima uma
alta de 2,3% nas vendas do comércio varejista no Natal 2017, representando um faturamento
real em torno de R$ 2,7 bilhões, depois de dois anos consecutivos de perdas (em 2016 a
queda registrada foi de 7,9% e em 2015 a queda foi de 10,4% em relação ao ano anterior).
Em relação às contratações temporárias, a Fecomércio-ES prevê a criação de 5 mil empregos
temporários até o fim do ano (considerando setembro a dezembro). Nesse ano as contratações
acontecem com mais expressividade nos dois últimos meses. Desse resultado,
aproximadamente 1.500 trabalhadores, ou 30% dos ocupantes das vagas temporárias podem
ser efetivados para o ano que vem.
Um somatório de fatores influenciou a expectativa mais otimista para as vendas do Natal desse
ano. Entre elas está o mercado de trabalho do Espírito Santo que movimentou cerca de R$ 3,5
bilhões em salários no terceiro trimestre de 2017. Esse número é 5,5% maior que o registrado
para o mesmo trimestre em 2016, representando R$ 184 milhões a mais em circulação na
economia do Estado. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua
(Pnad Contínua – Trimestral), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE).
Além disso, a queda da inflação no país e no Estado refletiu em itens típicos consumidos nessa
época festiva. Nos últimos 12 meses no IPCA medido para a Grande Vitória recuos
significativos ocorreram nesses itens, que se destacaram mostrando deflação como, por
exemplo, alimentação no domicílio (-5,92%), Eletrodomésticos e Equipamentos (-5,77%), TV,
som e informática (-7,28%), aparelhos telefônicos, incluindo celulares, (-7,06%) e brinquedos (-
0,99%). Por outro lado, o vestuário (+3,79%) e as passagens de ônibus intermunicipais
(+6,67%) e aéreas (+32,74%) tiveram a inflação mais expressiva. Contribuiu também para a
percepção mais positiva quanto às vendas no fim de ano a redução da taxa de juros.
Ainda nesse contexto, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Vitória em
outubro mostrou melhoria nas expectativas para os próximos meses, o que está animando os
comerciantes. Quando questionados sobre a expectativa de contratação de funcionários,
71,2% afirmaram que pretendem aumentar o quadro de funcionários para os próximos meses.

A avaliação é que, à medida que a confiança dos empresários aumente, eles estarão mais
dispostos a investir e contratar.
Os contrapontos nesse cenário são o alto endividamento das famílias e a baixa intenção de
consumo das mesmas identificadas nas pesquisas de endividamento e inadimplência do
consumidor (PEIC) e intenção de consumo das famílias (ICF) divulgadas para Vitória. A
sinalização desses resultados não permitiu o cálculo de um aumento mais significativo para as
vendas de Natal.
Mas devido ao apelo emocional da data, as pessoas não deverão deixar de presentear. No
entanto, é esperado que o consumidor opte por presentes de valores mais acessíveis e o valor
desembolsado deverá ficar entre R$ 80 a R$ 120. Os segmentos que registram maior
movimento no período são os de vestuário, brinquedos, eletroeletrônicos e telefonia celular.

 

 

 

 

 

 

Fonte: FECOMÉRCIO-ES