Search
sexta, 26 de abril de 2024
  • :
  • :

Famílias de Vitória estão menos endividadas

Famílias de Vitória estão menos endividadas

Março aponta recuo de 7,4% no endividamento dos capixabas

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de março, divulgada pela Federação do Comércio, Serviços, Bens e Turismo (Fecomércio-ES), mostra que 64% das famílias se declararam endividadas em Vitória. O número representa cerca de 82 mil famílias da capital. Comparado ao mês de fevereiro, quando o número apontava de 71,4% das famílias endividadas, representando então uma diferença de 7,4 pontos percentuais (p.p.) na passagem de fevereiro para março.

A pesquisa ainda aponta quedas importantes no endividamento e principalmente na inadimplência das famílias de Vitória, que ficou em 42,6, sendo 11,7 p.p. abaixo do registrado em fevereiro. Considerando apenas entre os endividados, a inadimplência foi de 66,6%.

Otimista, o presidente da entidade, José Lino Sepulcri, explica que o mercado de trabalho começou a evoluir de forma favorável, sinalizando para o crescimento do estado. “O Espírito Santo abriu o ano de 2018 com saldo líquido positivo entre admissões e demissões e, além disso, foi observado um aumento na intenção dos empresários para as contratações nesse ano. A continuidade do crescimento do emprego é o maior desafio na busca pela recomposição da renda das famílias no momento que, mesmo com ajustes, ainda encontram dificuldades para equilibrar o orçamento mensal”, explica.

Principais tipos de dívidas das famílias

O crédito pessoal e os carnês estão sendo mais utilizados e surgem como principais tipos de dívidas das famílias nesse período: 57,9% possuem dívidas com crédito pessoal e 56,8% com carnês.

Já o cartão de crédito deixou de ser o principal tipo de dívida das famílias de Vitória há cinco meses. A atual pesquisa aponta que o percentual dessa modalidade de crédito alcançou 42,3% da carteira de dívidas. O cheque especial também teve sua participação aumentada a 12,2% no terceiro mês do ano.

Nota Técnica

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em âmbito nacional e disponibilizada às federações para a elaboração das análises estaduais. A PEIC tem por objetivo dar resposta às questões sobre a investigação na área do endividamento, definindo conceitos estatísticos e metodologias para caracterização e avaliação do endividamento das famílias. A pesquisa é realizada com uma amostra de, no mínimo, 500 famílias residentes no município de Vitória/ES. A análise dos dados de Vitória/ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.