Search
quinta, 28 de maro de 2024
  • :
  • :

Espírito Santo ultrapassa a Desportiva e lidera entre os capixabas no Ranking da CBF 2019

Espírito Santo ultrapassa a Desportiva e lidera entre os capixabas no Ranking da CBF 2019

O time do Espírito Santo Futebol Clube atingiu uma marca expressiva em sua curta história. A equipe ultrapassou a Desportiva Ferroviária e lidera entre os capixabas no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF 2019, que foi divulgado nesta quarta-feira.

O ranking atribui pontos aos times dependendo de sua classificação nos campeonatos promovidos pela CBF nos últimos cinco anos. A explicação dos critérios você confere mais abaixo, no fim da matéria.

Mas o Santão deve perder essa primeira posição na próxima edição do ranking, porque a equipe, que já não iria disputar competições nacionais em 2019, também já desistiu de participar do Campeonato Capixaba do ano que vem. O presidente da FES, Gustavo Vieira, lamentou o declínio do Espírito Santo e explicou os critérios da CBF.

– É ruim, mas foi uma decisão interna do clube de não participar do campeonato estadual. O Espírito Santo já não pontuaria no ranking em 2019, pois não iria participar de competições nacionais no ano que vem. Quem pode pontuar são apenas Vitória e Serra. Essa pontuação reflete o que nossos representantes alcançaram no cenário nacional. O Espírito Santo aparece em 98º porque disputou a Série D por três anos seguidos – revelou o dirigente ao jornal A Gazeta.

Em segundo lugar ficou a Desportiva Ferroviária, que era líder no ano passado. A Locomotiva Grená não disputou nenhuma competição nacional em 2018, mas inflada pelos dois últimos anos, não foi ultrapassada pelo Atlético-ES. O Galo da Vila foi vice-campeão da Copa Verde e disputou as primeiras fases da Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil neste ano, ficando em 3º lugar entre os capixabas.

Em 4º lugar ficou o Rio Branco-ES, que também não entrou em campo em torneios nacionais em 2018. O 5º lugar foi o Estrela do Norte e o Real Noroeste figura na 6ª posição (confira tabela com as pontuações abaixo).

Serra e Vitória-ES serão os representantes capixabas em competições nacionais neste ano de 2019 — Foto: Wagner Chaló/Vitória FC Serra e Vitória-ES serão os representantes capixabas em competições nacionais neste ano de 2019 — Foto: Wagner Chaló/Vitória FC
Serra e Vitória-ES serão os representantes capixabas em competições nacionais neste ano de 2019 — Foto: Wagner Chaló/Vitória FC

Atuais representantes do Espírito Santo em competições nacionais, Serra (Copa do Brasil e Série D) e Vitória-ES (Copa Verde e Série D) devem aparecer no ranking de 2020. O presidente do Tricolor Serrano, João Batista Piol comentou sobre os desafios que o Serra terá nos torneios que irá disputar em 2019.

– Teremos um time bom e muito competitivo. Inicialmente nosso foco é o Capixabão e a primeira fase da Copa do Brasil, pois a Série D começa em maio. Quando ela começar, o Estadual já terá acabado, e se avançarmos na Copa do Brasil, entra uma quantia boa e montaremos um grande time para a Série D, mas é difícil. Para avançar, teríamos de pegar um adversário ao menos do nosso nível, contra times de Rio, São Paulo, Minas e outras regiões com futebol forte, a missão é mais complicada, pois a diferença de estrutura e investimento é muito grande.

Confira a posição dos capixabas
1º Espírito Santo (664 pontos – 98º lugar geral)
2º Desportiva-ES (442 pontos – 128º lugar geral)
3º Atlético-ES (330 pontos – 147º lugar geral)
4º Rio Branco-ES (201 pontos – 185º lugar geral)
5º Estrela do Norte (102 pontos – 196º lugar geral)
6º Real Noroeste (60 pontos – 205º lugar geral)

Critérios do ranking
O ranking considera a participação do clube em competições realizadas nos últimos cinco anos (ranking dinâmico). Para cada um dos cinco anos do período considerado, do mais recente ao mais distante, são atribuídos pesos, a serem convertidos sobre cada pontuação:

1 – Ano vigente (n) Pontos x 5
2 – Ano imediatamente anterior (n-1) Pontos x 4
3 – Ano anterior (n-2) Pontos x 3
4 – Ano anterior (n-3) Pontos x 2
5 – Ano anterior (n-4) Pontos x 1

A pontuação máxima de cada Série (A/B/C/D) representa o dobro da pontuação da Série inferior. A pontuação do clube vice-campeão de uma Série é sempre 80% da pontuação do campeão. A pontuação dos terceiros e quartos lugares de uma Série é sempre, respectivamente, 75% e 70% da pontuação do campeão.

Da classificação 24 em diante repete-se a pontuação da posição 23. A menor pontuação de uma Série é sempre superior à atribuída ao campeão da Série imediatamente inferior.

Considerando que a Copa do Brasil de 2013 a 2016 foi disputada em sete fases, foi atribuído para o referido período 10 pontos para os clubes participantes da Fase Preliminar (Acre x Espírito Santo), que ocorreu entre aos anos de 2013 a 2015.

Por consequência, a Fase 1 recebeu a pontuação da Referência 8, para Fase 2 atribui-se a referência 7 e para os clubes da Fase 3, a pontuação da Referência 6.

A partir de 2017, quando não há mais Fase Preliminar e a Copa do Brasil passa a ter oito fases, a referência 9 (15 pontos) destina-se aos participantes da Fase 1.

Fonte: GloboEsporte.