Search
quinta, 14 de novembro de 2019
  • :
  • :

Cuide de sua saúde: Sete conselhos para prevenir a hipertensão

Cuide de sua saúde: Sete conselhos para prevenir a hipertensão

Existem atualmente no Brasil mais de 30 milhões de pacientes diagnosticados com hipertensão. Essa é uma doença silenciosa, que muitas vezes não apresenta sintomas nos primeiros anos de seu desenvolvimento.

Justamente por isso a medicina em todo o mundo tem feito campanhas a fim de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença. Na maioria dos casos basta mudar os hábitos alimentares e cotidianos no geral para que haja se evite o surgimento ou agravamento dessa complicação.

Abaixo você poderá ver algumas dicas de grande importância para que você não se torne a próxima vítima dessa doença.

  1. Introduza em sua vida atividades físicas regulares

Toda atividade física é ótima para prevenir a hipertensão e demais problemas circulatório e cardiovasculares. Uma simples caminhada de uma hora reduz neste período de tempo a pressão arterial. Estudos apontam, ainda, que essa queda se manifesta nas 24 horas que se seguem à caminhada.

Apesar de toda atividade física aeróbica contribuir para os sistemas que envolvem o coração e a circulação, convém estabelecer limites. Consulte especialistas antes de começar a fazer exercícios, para que saiba se está apto ou não a fazer isso.

  1. Elimine a gordura localizada na cintura

Toda gordura localizada é péssima, independente do lugar. A abdominal, no entanto, é aquela que fica na cintura, o famoso pneuzinho, são ainda mais graves.

Isso passa a ser bastante preocupante quando as medidas estão acima dos 88 centímetros para as mulheres e acima dos 102 centímetros para os homens. Pesquisas comprovam que esse tipo de gordura multiplica as chances de desenvolver diabetes e hipertensão. Infarto não está descartado.

  1. Reduza a gordura na alimentação

Muita gente gosta de comer uma picanha com aquela camada grossa de gordura. Uma vez ou duas no mês até não tem problema. Quando isso é um hábito semanal, no entanto, se torna perigoso.

Esse tipo de gordura é um dos grandes responsáveis pelo aumento das taxas de colesterol no sangue. O colesterol é um dos grandes inimigos da pressão arterial, visto que se acumula nas paredes das artérias e faz com que essa pressão aumente de forma exponencial.

Portanto reduzir o consumo de gordura, aumentando o de frutas, verduras, saladas e alimentos do gênero é o melhor a fazer para evitar o aumento da sua pressão arterial.

  1. Corte o sal do cardápio

Um oitavo de uma colher de chá é tudo que você precisa por dia de sal. Infelizmente uma enorme parcela da população não respeita isso e exagera no tempero.

Sal, sódio em excesso causa a retenção de líquidos. Líquido retido no organismo é mais um causador da hipertensão. Nesse sentido, evite alimentos enlatados, embutidos, em conserva, molho de soja e outros produtos do gênero.

Troque esse tempero por ervas. Há muitas ervas aromáticas que dão maior sabor e proporcionam uma alimentação mais saudável a sua vida. Coentro, tomilho, salsa, orégano são alguns exemplos.

  1. Controle o estresse

Não se estressar hoje em dia é quase impossível. No entanto é preciso controlar e domar o estresse de modo que ele não seja dominante em sua vida. Há diversos estudos que comprovam que ter uma atitude mais light e positiva frente aos percalços da vida diminui a chance de surgir hipertensão.

Os hormônios do estresse não permitem que os vasos sanguíneos relaxem. Estresse demais leva, ainda, à desistência de ter uma alimentação mais saudável e leva você a não praticar exercícios físicos.

  1. Não fume

O tabaco, assim como a obesidade, é um dos grandes gatilhos da hipertensão. Essa e outras substâncias tóxicas do cigarro elevam na primeira tragada a pressão arterial.

Não adianta fumar cigarros com menor concentração de nicotina. Um mínimo dessa substância é suficiente para prejudicar seus vasos sanguíneos, entupi-los e fazer com que a pressão arterial aumente muito.

  1. Tenha boas noites de sono

Dormir bem é essencial para todos os aspectos da vida. Em relação à hipertensão, uma noite mal dormida causa, em primeiro lugar, uma enxurrada de hormônio do estresse.

Como mencionamos acima, quanto mais estressado você fica, mais seus vasos se contraem. Quando a circulação sanguínea não funciona como deveria, há um ciclo vicioso: o corpo vai liberando mais e mais adrenalina, o que contrai cada vez mais esses vasos.

É por isso que quem vive constantemente sob forte estresse têm mais chances de sofrer infartos e outros problemas cardiovasculares.

Da Redação;

COMPARTILHE...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter



Uma ideia sobre “Cuide de sua saúde: Sete conselhos para prevenir a hipertensão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.