Search
sexta, 26 de abril de 2024
  • :
  • :

Campanha da Unimed Sul Capixaba apresenta experiências do parto adequado

Campanha da Unimed Sul Capixaba  apresenta experiências do parto adequado

A Unimed Sul Capixaba está promovendo uma campanha para incentivar a prática do parto adequado dentro dos hospitais. Por meio de vídeos divulgados em suas redes sociais e na TV, a cooperativa apresenta o relato e a experiência de mães que passaram pelo projeto Parto Adequado, que visa valorizar o parto normal, reduzir cesáreas desnecessárias e melhorar o atendimento a gestantes e bebês através de um parto mais humanizado.

A produção dos vídeos foi da Vinte 3 Comunicação, empresa de Cachoeiro de Itapemirim. Implantado em 2016 no Hospital Unimed Sul, o projeto já apresenta resultados: o número de parto normal passou de 1% para 11% no período. O projeto conta com a participação de uma equipe multiprofissional e entre as ações propostas estão o grupo de gestantes, com encontros semanais com médico obstetra, nutricionista, psicóloga e enfermeira obstétrica; métodos para estimular o parto; visita guiada ao hospital, para conhecer a sala de parto e demais estrutura físicas; plano de parto; entre outras ações.

Um hotsite também foi criado para a divulgação do projeto (www.meupartoadequado.com.br). O Hospital Unimed Sul Capixaba ainda realizou mudanças para implantação do parto adequado, como a reestruturação física, criando uma sala de parto normal com a instalação de banheira, bola de bobath e cavalinho, para a aplicação de métodos de alívio da dor sem intervenção de medicamento.

As famílias também ganharam uma atenção especial do projeto. Após o nascimento, ao invés de ir para o berçário, o bebê vai diretamente para o quarto, onde todos os cuidados são feitos pela berçarista, juntamente com os familiares. As mães primíparas, que tiveram o seu primeiro parto e participam do grupo de gestantes, ainda podem receber a visita de uma enfermeira em casa, dias após o nascimento do bebê, para tirar dúvidas e receber orientações sobre os cuidados nos primeiros dias do recém-nascido.

Promovido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), o projeto Parto Adequado é desenvolvido em mais de cem hospitais do Brasil, que foram selecionados para implantarem este método no País.