Search
quarta, 24 de abril de 2024
  • :
  • :

Boa notícia para o homem do campo – Brasil deve aumentar as exportações de café para a União Europeia e Estados Unidos

Boa notícia para o homem do campo – Brasil deve aumentar as exportações de café para a União Europeia e Estados Unidos

O Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgou seu relatório de Mercados e Comércio Mundial, incluindo uma visão geral prevista do comércio de café em 2020/2021.

O relatório semestral, publicado em junho e dezembro, inclui dados sobre comércio, produção, consumo e estoques mundiais e norte-americanos, bem como análise dos desenvolvimentos que afetam o comércio mundial de café. Os impactos da covid-19 foram levados em consideração na preparação do relatório 2020/2021.

O USDA FAS prevê que a produção mundial de café para 2020/21 seja 9,1 milhões de sacas de 60 quilos a mais que no ano anterior, para um recorde de 176,1 milhões.

O Brasil representa a maior parte do ganho, pois sua colheita de arábica entra no ano do ciclo de produção bienal e a de canéfora atinge uma produção recorde. As exportações mundiais deverão ser mais altas, principalmente com a força do Brasil. Espera-se que os estoques finais globais subam para um nível de seis anos, à medida que a produção ultrapassa o consumo.

Os preços do café, medidos pelo índice mensal de preços compostos da Organização Internacional do Café (OIC), recuaram, nos últimos meses, para uma média de US $ 1,04 por libra em maio de 2020.

Brasil

1888 870 320 1 iconha - Boa notícia para o homem do campo - Brasil deve aumentar as exportações de café para a União Europeia e Estados Unidos

Cidade de Iconha no Espirito Santo, um dos maiores produtores de café do Brasil

O relatório prevê que a produção brasileira de arábica ganhe 6,8 milhões de sacas acima da temporada anterior, para 47,8 milhões. As boas condições climáticas prevaleceram na maioria das regiões cafeeiras, apoiando o estabelecimento e desenvolvimento de frutos, resultando em altos rendimentos.

O USDA FAS espera que grande parte da colheita de arábica, iniciada entre maio e junho, e a qualidade da colheita sejam melhores que a anterior.

cafe 2 1024x680 - Boa notícia para o homem do campo - Brasil deve aumentar as exportações de café para a União Europeia e Estados Unidos

Prevê-se que a produção do canéfora ganhe 1,8 milhão de sacas, para um recorde de 20,1 milhões. Espera-se que chuvas abundantes aumentem a produtividade nos três principais estados produtores do Espírito Santo, Rondônia e Bahia. Além disso, a expansão de mudas clonais e técnicas aprimoradas de gerenciamento de culturas devem ajudar o ganho deste ano. A maioria da colheita do canéfora começou em abril e maio. A colheita combinada de arábica e canéfora está prevista em 8,6 milhões de sacas, para um recorde de 67,9 milhões. Espera-se que aproximadamente metade do ganho da produção seja exportada, com o restante armazenado.

Importações

As importações da União Europeia devem aumentar em dois milhões de sacas para 49,5 milhões e representem quase 45% das importações mundiais de grãos de café. Os principais fornecedores incluem o Brasil, com 29%, Vietnã, com 23%, a Colômbia, com 7% e as Honduras, com 6%. Os estoques finais devem aumentar em 1,0 milhão de sacas, para 14,5 milhões.

Os Estados Unidos devem aumentar suas importações para 27 milhões de sacas. Os principais fornecedores incluem o Brasil, com 24%, a Colômbia, com 22%, o Vietnã, com 16% e Honduras, com 6%.

Fonte: https://www.revistaprocampo.com.br/