Search
sexta, 20 de fevereiro de 2026
  • :
  • :

Brasil exporta 2,8 milhões de sacas de café em janeiro

Brasil exporta 2,8 milhões de sacas de café em janeiro

O Brasil encerrou o mês de janeiro de 2026 com um total de 2,780 milhões de sacas de 60 kg exportadas, queda de 30,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. O declínio também foi registrado na receita cambial, que somou US$ 1,175 bilhão, recuo de 11,7%. Os dados constam no relatório estatístico mensal do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), divulgado na terça (10).

 

Segundo o Cecafé, este movimento de baixa dos preços – iniciado em janeiro e intensificado em fevereiro – é causado pela previsão de boa recuperação na produção brasileira de café na safra 2026/27 aliado à queda do dólar. Já o recuo do volume pode ser associado ao cenário de produtores capitalizados em função dos bons preços nos últimos anos, estoques de arábica limitados no entressafra e a utilização de conilon e robusta para suprir o mercado interno.

“Deveremos observar o mesmo cenário para o café arábica a partir de julho, com a chegada da safra 2026/27. Até então, os volumes de exportação devem seguir apertados, dada a falta de competitividade frente a outros países produtores concorrentes”, destaca Márcio Ferreira, presidente do Cecafé.

 

 

 

 

Fonte: cafepoint