Search
sexta, 22 de fevereiro de 2019
  • :
  • :

Ouça a Rádio Iconha FM

Volta às aulas: uso incorreto de mochila escolar pode provocar escoliose e acentuar desvios da coluna

Volta às aulas: uso incorreto de mochila escolar pode provocar escoliose e acentuar desvios da coluna

O começo de fevereiro é marcado pela urgência em comprar os materiais escolares. O item principal é a mochila, que será responsável por carregar todos os outros. Porém, é necessário ter cuidado com a sobrecarga de peso: ela pode causar problemas graves na coluna e dores nos joelhos, nos ombros, nos quadris e no pescoço.

Lourimar Tolêdo, ortopedista e membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), explica que a carga da mochila não pode ultrapassar 10% do peso total da criança. “O uso incorreto da mochila pode causar problemas como a escoliose e o aumento da cifose dorsal e da lordose lombar”, esclarece o médico.

Orientações

 

“Se for imprescindível carregar um peso superior ao recomendando, é preferível utilizar mochila de rodinhas”, afirma o ortopedista. Ainda segundo ele, o estudante deve sempre usar as duas alças da bolsa ao invés de apenas uma, para que o peso seja bem distribuído entre os ombros.

“O ideal é optar por alças largas. O fundo da mochila deve estar apoiado na curvatura da região lombar: nem acima e nem abaixo, para não influenciar na postura”, ensina Lourimar Tolêdo.

Ainda de acordo com o especialista, os objetos mais pesados devem ser colocados no espaço principal da mochila, próximo à coluna. Nos bolsos externos, devem ficar apenas os materiais mais leves.

COMENTÁRIOS
COMPARTILHE...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *