Search
segunda, 11 de novembro de 2019
  • :
  • :

Vitória e Vila Velha lideram uso de bicicleta

Vitória e Vila Velha lideram uso de bicicleta
Em tempos de trânsito intenso, a bicicleta vem se tornando alternativa viável para muitos moradores da Grande Vitória. Tanto que Vitória e Vila Velha estão entre os municípios do País onde a população mais utiliza o serviço de aluguel de bicicleta.A capital capixaba é a segunda cidade do País em número de viagens com as bikes da empresa Yellow.

Em seis meses, 95 mil quilômetros já foram percorridos com essas bicicletas em Vitória, segundo um levantamento inédito da Grow, empresa que controla o sistema em 15 cidades brasileiras.

Atrás somente de São Paulo, a capital do Estado está à frente de municípios como Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

Isso sem contar com o sistema de aluguel próprio da prefeitura do município, que conta com 119 mil usuários responsáveis por 185 mil viagens somente este ano.

Compartilhamento

Já o sistema de Vila Velha é responsável pelo maior número de bicicletas compartilhadas no País. Por dia, são cerca de 13 viagens feitas em uma mesma bicicleta. A única cidade brasileira que se aproxima desse número é o Rio de Janeiro, onde a média é de 8 viagens em cada bike por dia.

No total, são cerca de 70 mil viagens por mês no município canela-verde, segundo a Prefeitura de Vila Velha.
Tanto em Vitória quanto em Vila Velha, os dados mostram que a maior utilização acontece durante a semana e nos horários de pico, o que indica uso para ida e volta ao trabalho.

Sistema de compartilhamento de bicicletas conta com estações em diversos pontos da cidade (Foto: A Tribuna)

Sistema de compartilhamento de bicicletas conta com estações em diversos pontos da cidade (Foto: A Tribuna)

“O sistema Bike VV se consolidou como uma alternativa de micromobilidade em Vila Velha. Quem mais utiliza são estudantes e trabalhadores para se deslocarem em função dos seus afazeres nos dias de semana”, afirmou o secretário de Administração do município, Rafael Gumiero, que já prevê expansão do sistema, inclusive com a chegada de bicicletas elétricas.“Uma licitação será aberta no próximo dia 3 de outubro. O projeto prevê a expansão das bicicletas, com os modelos tradicionais e também a inserção de bicicletas elétricas na cidade, que vai ser uma novidade”, disse.

O uso das bikes como alternativa no trânsito já virou opção até mesmo para quem ainda não dirige automóvel.

“Quando completar 18 anos, nem penso mais em tirar carteira e comprar carro. Quero mesmo é comprar uma bicicleta melhor e evitar esse trânsito”, garante o estudante, de 16 anos, Lucas Banciere.

Saiba mais

Vitória

  • Bikes da Yellow: 95 mil km percorridos em seis meses deste ano.
  • Bike Vitória: 119.441 usuários cadastrados e 185.859 viagens entre janeiro e agosto.

Vila Velha

  • Bike VV: 1.444.135 km percorridos de janeiro a junho deste ano. São cerca de 70 mil viagens por mês na cidade

Serra

  • Bike Serra: 27.659 viagens este ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeituras citadas e Grow

COMPARTILHE...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.