Search
sexta, 19 de abril de 2024
  • :
  • :

Tufão Jebi fecha aeroporto e faz petroleiro colidir com ponte no Japão

Tufão Jebi fecha aeroporto e faz petroleiro colidir com ponte no Japão

O tufão Jebi, considerado o mais poderoso a tocar a terra no Japão nos últimos 25 anos, chegou acompanhado de chuvas torrenciais e fortes ventos nesta terça-feira (4).

O fenômeno provocou um aumento no nível do mar, que inundou o aeroporto internacional de Kansai, construído sobre uma ilha artificial, em Osaka, no oeste do país. Os ventos fortes lançaram um navio petroleiro contra uma ponte que liga o aeroporto à cidade de Izumisano.

Onze tripulantes estão presos a bordo do navio, que está descarregado, mas ninguém se machucou, de acordo com a emissora pública japonesa NHK.

O motor da embarcação não pode ser ligado e as autoridades esperam que o tempo melhore para puxar o navio. A NHK divulgou imagens do acidente:

5 Umq3Kb normal - Tufão Jebi fecha aeroporto e faz petroleiro colidir com ponte no Japão
NHK WORLD News

@NHKWORLD_News

Typhoon Jebi rips through Japan https://www3.nhk.or.jp/nhkworld/en/news/20180904_32/ 

SJO lolP?format=jpg&name=600x314 - Tufão Jebi fecha aeroporto e faz petroleiro colidir com ponte no Japão

Typhoon Jebi rips through Japan- News – NHK WORLD – English

One person is dead and 76 others injured after a powerful typhoon ripped through the country. Jebi is one of the strongest typhoons to make landfall in Japan in 25 years.

Chuvas fortes e fortes ventos atingiram as cidades de Kobe e Osaka e causou interrupções no serviço de transporte rodoviário e ferroviário, além de danos materiais em diversas cidades do país. A NHK afirma que uma pessoa morreu e 76 ficaram feridas.

Em Kobe, alguns moradores afirmavam que os ventos chegaram a balançar os edifícios e arrancar galhos de árvores. Em Kyoto, cerca de 100 mm de chuva cobriram parte da cidade em apenas uma hora.

O Japão emitiu alertas de retirada para mais de 1 milhão de pessoas de suas casas. As regiões oeste e do centro do país estão em alerta para deslizamentos ou inundações que podem ocorrer por causa das fortes chuvas. Centenas de voos foram cancelados.

O serviço de meteorologia prevê que algumas áreas poderão receber até 500 mm durante as 24 horas após o início da tempestade.

Meio milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica no leste do país. A fábrica de automóveis Toyota cancelou os turnos de trabalho durante a noite em 14 unidades.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, cancelou uma viagem ao oeste do país e convocou uma reunião de emergência.

2Q== - Tufão Jebi fecha aeroporto e faz petroleiro colidir com ponte no Japãoestragos - Tufão Jebi fecha aeroporto e faz petroleiro colidir com ponte no Japão

Queda de andaimes provocada pela passagem do Tufão Jebi provoca danos em Osaka, no Japão, nesta terça-feira (4) (Foto: Jiji Press / AFP)

9k= - Tufão Jebi fecha aeroporto e faz petroleiro colidir com ponte no Japãomapa2 - Tufão Jebi fecha aeroporto e faz petroleiro colidir com ponte no Japão

Gráfico da Agência Meteorológica do Japão mostra o trajeto que o Tufão Jebi deve percorrer (Foto: Agência Meteorológica do Japão via AP)

Fonte: G1