Search
tera, 30 de abril de 2024
  • :
  • :

Tubarão é capturado por pescadores em praia de Anchieta

Tubarão é capturado por pescadores em praia de Anchieta

O animal ficou preso durante a noite em uma rede colocada no mar por pescadores, conhecida como “rede de espera”.

 

Um tubarão foi capturado por pescadores na praia de Parati, em Anchieta, na manhã desta quinta-feira (14). Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a espécie do animal encontrado é Tubarão Mangona (Carcharias taurus), que está criticamente ameaçada de extinção em todo o mundo. Apesar de se tratar de um animal com estigma de ser violento, a espécie encontrada no litoral capixaba é extremamente dócil e não apresenta perigos para o ser humano, segundo especialistas.

O animal ficou preso durante a noite em uma rede colocada no mar por pescadores, conhecida como “rede de espera”. Pela manhã, quando os pescadores foram recolher os peixes encontraram o tubarão. Infelizmente, ele foi morto.

O Engenheiro de Pesca, Mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura e Doutor em Biologia Animal, Jones Santander Neto, Coordenador do Laboratório de Dinâmica de Populações Marinhas do Espírito Santo (DIMAR), junto da equipe de pesquisadores do laboratório, informou que essa é uma espécie de pouca incidência no litoral do Espírito Santo, porém, raros aparecimentos vêm ocorrendo ao longo do ano. Um deles aconteceu em janeiro deste ano, na praia de Ubu, também em Anchieta.

É importante reforçar que além de uma espécie ameaçada de extinção, este animal demora longos períodos para chegar à maturidade sexual (aproximadamente 10 anos), e que sua reprodução ocorre a cada dois anos, sendo gerados apenas dois novos filhotes. Dessa forma, a conservação desta espécie é de suma importância para evitar o desaparecimento dela.