Search
quinta, 02 de maio de 2024
  • :
  • :

TRE alerta sobre falsas mensagens nas redes sociais sobre biometria

TRE alerta sobre falsas mensagens nas redes sociais sobre biometria

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) esclarece que não é verdadeira a informação que circula por meio de mensagens em áudio e texto no WhatsApp, e demais mídias sociais, que os eleitores que não comparecerem para fazer o cadastramento biométrico obrigatório serão multados em R$ 150,00.

O TRE-ES possui canais de comunicação oficias nos quais o eleitor pode tirar dúvidas como o Facebook, o Twitter e a Ouvidoria.

No Espírito Santo, os moradores das cidades de Vila Velha, Anchieta, Ibatiba, Presidente Kennedy e São José do Calçado, devem comparecer às unidades da Justiça Eleitoral (em cada município) portando documento oficial com foto, título de eleitor (se tiver) e comprovante de residência recente para fazer a biometria. No caso específico dos eleitores de Vila Velha, devem se dirigir à Central de Biometria, no Boulevard Shopping, no horário das 10h às 18h, de segunda-feira a sábado.

Mesmo quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – caso deseje exercer o voto nas eleições 2018 – deve fazer o cadastramento.

O eleitor que não se apresentar terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Além disso, não votar nem justificar ausência pode resultar em uma série de restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.

Confira as datas de revisão do eleitorado:
Vila Velha: de 26 de junho até 19 de janeiro de 2018
Anchieta: de 25 de setembro de 2017 a 06 de janeiro de 2018
Ibatiba: de 25 de setembro de 2017 a 04 de janeiro de 2018
Presidente Kennedy: de 25 de setembro de 2017 a 29 de dezembro de 2017
São José do Calçado: de 25 de setembro a 30 de novembro de 2017

 

 

 

 

 

 

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral – ES