Search
sbado, 27 de abril de 2024
  • :
  • :

Sete dicas para as mamães evitarem as dores nas costas

Sete dicas para as mamães evitarem as dores nas costas

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, mais de dois terços das gestantes sentirão dor lombar e pélvica ao longo do segundo e do terceiro trimestre da gestação. Mas é possível evitar esse desconforto durante e após a gravidez, deixando de lado alguns hábitos que fazem mal para a saúde da coluna.

Movimentos realizados para dar banho no bebê, amamentá-lo e colocá-lo no berço, por exemplo, podem sobrecarregar a parte inferior da coluna, acarretando dor e, com passar do tempo, doenças graves, como a hérnia de disco.

Como evitar

De acordo com o ortopedista Lourimar Tolêdo, membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), manter a postura é a melhor forma de prevenir as dores.

“Deixar as costas curvadas para colocar a criança no berço, amamentá-la ou pegá-la quando está no chão é um dos principais erros. A forma correta de agachar-se é com as costas retas, o abdômen contraído e os joelhos dobrados”, explica Lourimar.

Ainda segundo o ortopedista, praticar exercícios físicos leves como a caminhada e a natação, caso não haja contraindicação médica, é uma das opções para conservar a saúde da coluna.

“Para quem já sente desconforto, uma opção é utilizar compressas de água quente no local acometido. Além disso, o acompanhamento de um profissional é necessário para verificar a causa desse problema”, afirma Lourimar.

Confira abaixo sete recomendações do médico para que as mães evitem as dores na coluna:

1-    Ao amamentar, sente-se em um local confortável e mantenha as costas alinhadas;

2-    Não gire o corpo para retirar ou para colocar o bebê no berço, e não curve os ombros para ir até ele;

3-    Utilize sapatos confortáveis para manter a estabilidade do corpo;

4-    Se precisar abaixar-se, faça isso com a coluna ereta;

5-    O estresse causa dores na coluna e no pescoço, por isso evite situações que te deixem nervosa;

6-    Faça alongamentos regularmente;

7-    Evite longas caminhadas ou permanecer por muito tempo em pé com o bebê no colo;