Search
quarta, 13 de novembro de 2019
  • :
  • :

Sebrae promove Seminários sobre Turismo e Economia Criativa no ES

Sebrae promove Seminários sobre Turismo e Economia Criativa no ES

Os eventos acontecerão em Guaçuí, Santa Teresa e Vitória

 

Com o objetivo de estabelecer relações entre as atividades vinculadas ao turismo e à economia criativa, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) irá promover uma semana com uma rica programação de seminários para apresentar a criatividade e a inovação como diferencial competitivo no turismo.

Os seminários serão realizados em Guaçuí, Santa Teresa e Vitória, nos dias 21, 22 e 24 de outubro, respectivamente, e contarão com palestras e apresentações de cases de sucesso.

De acordo com o analista do Sebrae ES, Ubirajara Corrêa Nascimento, o evento aproxima empresários dos segmentos de turismo e economia criativa. “O objetivo é que os setores possam potencializar a vocação local para que implementem iniciativas inovadoras para auxiliar no aumento da comercialização de produtos e serviços”, explicou.

Segundo Kelly Machado, analista do Sebrae que também está envolvida com o evento, a cadeia de valor do Turismo é muito influenciada pela economia criativa. “Ela tanto agrega valor como atrativo turístico e produção associada, como são os casos de museus e outros equipamentos culturais, patrimônio histórico, espetáculos, música, além de expressões culturais como o artesanato, o folclore e a gastronomia, quanto é fornecedora de serviços estratégicos para o próprio negócio com impacto direto na competitividade, como são os casos dos serviços criativos em publicidade, design e mídias”, informou.

Os seminários, que contam com o apoio da Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Santa Teresa Convention & Visitors Bureau e do Senac Santa Teresa, têm o objetivo de qualificar os pequenos negócios da cadeia produtiva do Turismo no ES.

O primeiro deles será em Guaçuí, na segunda-feira (21), com início às 13h30 e contará com palestras, mesa redonda, e apresentações de casos empresariais de sucesso abordando os temas da Economia Criativa, do Turismo e dos Cafés Especiais, sendo este um produto local que traz notoriedade à região do Caparaó.

Já em Santa Teresa, o Seminário de Turismo terá a duração de dois dias. Na terça (22) o evento começa às 9h e também contará com palestras e mesa redonda. Assim como em Guaçuí, a prefeita de Monteiro Lobato/SP, Daniela de Cássia Santos Brito, fará uma apresentação com o case de Economia Criativa de seu município.

Também haverá apresentações voltadas à proteção da memória dos imigrantes. “O objetivo é enfatizar a importância da memória do imigrante responsável pela colonização da região como um importante atrativo turístico local”, reforça o analista do Sebrae ES, Sérgio Saquetto. E na quarta (23) o evento se encerra com palestra sobre crédito e mesa redonda sobre marketing.

Em Vitória, o Seminário de Turismo será na quinta-feira (24) às 13h45 na sede do Sebrae ES, com as palestras: ‘Economia Criativa e Inovação para potencializar o Turismo’, apresentada pelo Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural e gestor em Cultura e Economia Criativa Décio Coutinho; e ‘Como as cidades podem utilizar a Economia Criativa para incrementar o Turismo’, ministrada pela pioneira em Economia Criativa e Colaborativa, reconhecida como umas das 3 Top da América Central e Latina, Lala Deheinzelin.

Os palestrantes irão abrir uma mesa redonda ao final do evento, com o objetivo de debater a Economia Criativa e tirar dúvidas sobre como aplicá-la como estratégia de desenvolvimento e sobre como as vocações locais e parcerias estratégicas podem potencializar as micro e pequenas empresas capixabas.

Serviço

Seminários Regionais de Economia Criativa e Turismo

Guaçuí

Data: 21 de outubro

Horário: 13h30

Local: Auditório da Associação Comercial e Industrial de Guaçuí (ACISG) – Rua Senador Atílio Vivácqua, 26, Centro, Guaçuí/ES

Santa Teresa

Data: 22 de outubro

Horário: 9 horas

Data: 23 de outubro

Horário: 17 horas

Local: Senac Santa Teresa – Rua Bernardino Monteiro, 682, Bairro Dois Pinheiros, Santa Teresa/ES

Vitória
Data:
 24 de outubro

Horário: 13h45

Local: Auditório do Sebrae – Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá – Vitória/ES

 

COMPARTILHE...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.