Search
tera, 20 de novembro de 2018
  • :
  • :

Quase 27 mil candidatos faltaram no 1º dia do Enem no Espírito Santo

Quase 27 mil candidatos faltaram no 1º dia do Enem no Espírito Santo

O Espírito Santo acompanhou a média nacional de candidatos faltosos no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 26.985 candidatos não fizeram a prova neste domingo (04), o que representa 24,1% do total de inscritos no Estado. Em todo o país, o índice de faltosos foi de 24,9%, o menor desde 2009.

Ao todo, 111.971 estudantes do Espírito Santo se inscreveram no Enem 2018. Desse total, 11,17% sequer haviam acessado, até domingo, o cartão de confirmação de inscrição no exame – índice superior à média nacional, de 10,55%.

Neste domingo, os estudantes fizeram provas com 90 questões relacionadas a linguagens e ciências humanas, além da redação. A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet foi o tema escolhido para a redação do Enem neste ano.

Leia também:

– Confira o gabarito extraoficial da primeira prova do Enem

O exame segue no dia 11 de novembro, quando os estudantes farão provas de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial será divulgado em 14 de novembro, juntamente com os cadernos de questões, no site do Enem e no aplicativo. Já o resultado final deverá ser divulgado no dia 18 de janeiro de 2019.

Provas canceladas

As provas tiveram de ser canceladas em dois locais de prova, um em Porto Nacional (TO) e um em Franca (SP), devido à falta de energia elétrica. Segundo o Inep, esses estudantes poderão fazer o segundo o dia de prova normalmente. O Enem será reaplicado nos dias 11 e 12 de dezembro para esses estudantes. Aqueles que forem prejudicados poderão fazer apenas o dia do exame que não conseguiram fazer na data regular.

Segurança

Duas pessoas foram presas em Montes Claros (MG) por uso de ponto eletrônico no exame. Essas pessoas já vinham sendo monitoradas pela Polícia Federal. Além desses participantes, 69 foram eliminados, dois por se recusarem a ser revistados por detector de metal e 67 por descumprimento das regras do edital, como ausentar-se antes do horário permitido, não atender orientações dos fiscais, entre outras.

Neste ano, a aplicação do Enem conta com cinco vezes mais detectores de metais. Todos os banheiros passaram a contar com detectores. Além disso, todas as medidas de segurança da edição passada foram mantidas.

O Enem é monitorado, pela primeira vez, no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), além dos Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), distribuídos pelas unidades da Federação e com representantes de todas as forças de segurança envolvidas na aplicação.

Denúncias

Os candidatos também poderão usar a Página do Participante para denunciar qualquer intercorrência que tenha atrapalhado a execução da prova. Podem usar o canal para denunciar também fake news, notícias falsas que recebam. Os participantes podem também entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161.

 

 

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

COMENTÁRIOS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *