Search
segunda, 25 de janeiro de 2021
  • :
  • :

Programa de Exportação promove capacitação on-line nesta sexta-feira

Programa de Exportação promove capacitação on-line nesta sexta-feira

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Espírito Santo, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), promove, nesta sexta-feira (24), sua primeira capacitação on-line “Introdução à Exportação”. As capacitações são direcionadas às empresas inscritas no programa, no entanto, esta será aberta a empresas que tenham interesse em conhecer o PEIEX-ES e se aprofundar no tema da internacionalização.

A oficina será ministrada pela extensionista Nathalia Mamede. O treinamento é oferecido pelo PEIEX-ES, visando a preparar empresas capixabas para explorar o mercado internacional. O programa tem o objetivo de capacitar 200 empresas durante os 24 meses de execução. Em 10 meses, mais de 100 empresas já aderiram ao programa.

O monitor do PEIEX-ES, Francisco Ramaldes, explica que, com o cenário do novo Coronavírus, desde março, os atendimentos individuais passaram a ser realizados de forma remota e o sucesso do formato impressiona.

“Seguindo as orientações da Apex-Brasil, intensificamos os atendimentos individuais. Durante três semanas, fizemos mais de 50 atendimentos aos empresários que se encontram em diferentes estágios dentro do programa. Este é um bom momento para adquirir novas competências e qualificações”, pontua.

A capacitação oferecida pelo PEIEX tem a duração média de 40 horas. Neste período, as empresas receberão atendimento local de um técnico e orientação sobre requisitos gerenciais para a exportação. O programa envolve também a participação da empresa em Oficinas de Competitividade (cursos presenciais de curta duração sobre temas relevantes para a exportação) e a 1ª Ação de Exportação (rodadas de negócios orientativas, promovidas com comerciais exportadoras). Uma vez qualificada, a empresa poderá aderir ao portfólio de promoção comercial coordenado pela Apex-Brasil.

Para oferecer um atendimento totalmente focado na necessidade do participante, a Apex-Brasil realizará visitas para identificar o potencial exportador da empresa e avaliar do nível de preparo do negócio para o comércio exterior. Com base nas informações levantadas, será feito um diagnóstico da maturidade exportadora da empresa e, após análise, será construído um plano de trabalho voltado à qualificação para exportar.

O subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, Gabriel Feitosa, que coordena o programa, destaca a importância da permanência do Programa de Exportação para o Governo do Estado.

“Com o intuito de promover o mercado internacional no Espírito Santo, o PEIEX tem o objetivo estratégico de diversificar a economia capixaba. Além disso, nós acreditamos que por meio da habilitação de novos empresários no processo de exportação podemos melhorar a cultura exportadora capixaba e, consequentemente, aumentar a complexidade econômica”, destaca.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, o PEIEX-ES é uma importante ferramenta para o crescimento internacional das empresas capixabas.

“Atualmente 98% do setor empresarial do Estado é formado por micro e pequenas empresas que, com a ajuda do PEIEX-ES, terão uma porta aberta para o mercado internacional. É um nicho importantíssimo a ser explorado e tenho certeza que esta é mais uma ferramenta para alavancar oportunidades ao setor produtivo, gerando o crescimento das empresas e maior número de empregos”, afirma.

Fonte : Sedes/Ipem