Search
sexta, 26 de abril de 2024
  • :
  • :

Prazo para inscrições no Programa Nossa Bolsa terminam na próxima semana

Prazo para inscrições no Programa Nossa Bolsa terminam na próxima semana

As inscrições para participar do Programa Nossa Bolsa estão chegando ao fim. O prazo para concorrer à bolsas de graduação presencial e a distância terminam na próxima quarta-feira (17), no site do Programa (www.nossabolsa.es.gov.br).

Para participar do Nossa Bolsa neste ano, basta ter estudado na rede pública estadual ou municipal durante o Ensino Médio, e também ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2017.

No ato da inscrição, é necessário fornecer o número de inscrição do Enem, que pode ser obtido no cartão de confirmação da inscrição, no caderno de prova e também pode ser solicitado no Inep, ou pode ser obtido no aplicativo.

Mestrado

A reformulação do Programa, lançou duas novidades: opções de bolsas para graduação a distância, e também para mestrado. Apesar destas oportunidades terem sido divulgadas em novembro de 2017, as bolsas para mestrado serão oferecidas de acordo com a abertura do processo seletivo específico de cada faculdade e/ou universidade conveniada com a Fapes.

O programa

O Nossa Bolsa foi lançado em 2006, inicialmente apenas com bolsas de graduação, instituído pela Lei nº 8.263, e alterado pela Lei nº 8.642. A nova Lei tem o objetivo de ampliar seu alcance e incorporar bolsas de pesquisa e extensão, o que irá transformá-lo em um novo conceito de política pública integrada para o desenvolvimento do Ensino Superior Capixaba.

Até o momento, o programa Nossa Bolsa já formou mais de 6 mil capixabas e, aproximadamente, 3 mil ainda estão cursando a graduação pelo programa. Neste ano, a previsão é de que o Nossa Bolsa forme mais de 800 alunos que irão completar a nona turma de alunos de graduação.

Atualmente o programa tem parceria com 40 instituições de ensino superior e oferece 56 cursos de diferentes áreas: Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias e Tecnologias. Ao todo, 72 municípios capixabas estão contemplados com o Nossa Bolsa.

Os recursos do Programa serão disponibilizados por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e sua autarquia, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). “Idealizamos essa mudança com o propósito de atender, da melhor forma, os jovens capixabas que necessitam de uma educação de qualidade após o término do ensino médio”, salientou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Além de ser um dos programas prioritários do Governo do Estado, o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, destacou que o Nossa Bolsa impulsiona a formação de recursos humanos para um segmento prioritário da população. “Esta evolução permite que os alunos passem a ter uma formação integral, unificando ensino, pesquisa e extensão”.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Governo do ES / Fapes