Search
quinta, 25 de abril de 2024
  • :
  • :

Porto Vitória F.C, do Espírito Santo, fecha parceria com consultoria do craque francês Kanouté

Porto Vitória F.C, do Espírito Santo, fecha parceria com consultoria do craque francês Kanouté

A 12 MANagement irá contribuir com o desenvolvimento dos atletas do clube capixaba e a preparação deles para atuar no exterior. Porto Vitória é o primeiro time brasileiro a receber a consultoria da empresa de Kanouté

 

O ex-atacante francês Frédéric Kanouté conheceu de perto o talento brasileiro quando atuou ao lado de jogadores que são ídolos no país, como Luís Fabiano, Daniel Alves, Adriano e Renato. Agora, por meio de sua consultoria esportiva 12 MANagament, o craque vem ao Brasil para selar uma parceria inédita: iniciar um trabalho com jovens atletas da categoria de base do Porto Vitória Futebol Clube (PVFC).

O que chamou a atenção de Kanouté para o clube capixaba foi o investimento na formação de jovens jogadores. “Temos que começar pelo desenvolvimento da base para depois chegar ao profissional. Por isso considero a filosofia do Porto Vitória tão boa. Temos experiência nesse tipo de trabalho na África, com bastante êxito na revelação de jogadores, que já estão, inclusive, em clubes europeus. Comecei a acompanhar o Porto Vitória há cerca de dois anos e gostei muito do trabalho deles. Essa parceria será uma continuação do que já fazemos”, pontuou.

Os consultores da 12 MAN, inclusive, já trabalharam com prestigiosos clientes como o PSG e a UEFA e estão, agora, auxiliando clubes internacionais de primeira linha, como o Red Bull Salzburg, Lyon e Beijing Guoan. O Porto Vitória será o terceiro clube a receber a consultoria de Kanouté, sendo o primeiro brasileiro.

Iniciando suas atividades também em 2014, o clube capixaba investiu e um trabalho diferenciado de gestão nas categorias de base do Espírito Santo, o que já possibilitou a revelação de atletas do Estado para grandes times nacionais como Vasco, Flamengo, Cruzeiro, entre outros. O presidente do Porto Vitória, Vinicius Coelho, afirmou que, com a parceria fechada com a 12 MANagament eles irão aperfeiçoar o treinamento dos atletas.

“Por meio da consultoria vamos trazer a metodologia europeia de treinamento para o Porto Vitória. Nosso principal objetivo será formar os jovens talentos para que não tenham dificuldade de se desenvolverem em um time do exterior. Para isso, já temos um profissional da 12 MAN aqui no nosso Centro de Treinamento, que acompanhará nossa comissão técnica, e também teremos o apoio do Kanouté e demais profissionais da sua equipe por meio da análise dos nossos jogos. Eles recebem todas as disputadas filmadas na íntegra e nos passam uma avaliação dos pontos que podem ser melhorados”, explicou Vinicius.

Sendo iniciada nesta temporada, a parceria entre o Porto Vitória e a 12MAN, já rende frutos para os jovens do clube. Em 2016, Kanouté levou o atacante Érick Rocha, que hoje está na Ponte Preta (Sub-20), para os times europeus Gent e Málaga e, este mês, o centroavante Caio Cruz, de 15 anos, iniciou uma série de testes no Red Bull Salzburg, da Áustria.

Para Caio, esta é uma oportunidade de deslanchar na carreira. “Foi isso que sempre quis e sempre busquei desde criança, é um sonho que estou vivendo. O estilo de jogo é bem diferente do que já estou acostumado no Brasil, mas já estou conseguindo me adaptar rapidamente. O futebol europeu tem uma forma diferente de jogar. Jogam mais rápidos, mais toques, mais coletivo e bem mais pegado”, comenta Caio.

Formação além da técnica

O craque francês Frédéric Kanouté afirmou que, além de desenvolver os jogadores tecnicamente, a formação pessoal também é um ponto essencial. Por isso, a consultoria também tem enfoque nos estudos, possibilitando que os jogadores aprendam, por exemplo, outra língua.

“Temos que ter a responsabilidade de formar esses jovens além do futebol. Na África, oferecemos, por exemplo, curso de inglês. Isso facilita a transição deles para o futebol europeu e, se não permanecerem lá, contribui com sua formação com um todo. Queremos, no futuro, trazer isso para o Porto Vitória”, frisou Kanouté.

Outro ponto destacado por Kanouté e que atrai os olhares dos times da Europa para os jogadores brasileiros é a criatividade. Segundo ele, além de ter qualidade técnica e força física, os jogadores brasileiros conseguem desenvolver jogadas criativas capazes de definir uma partida. “Se você tiver força física, mas não conseguir pensar rápido e tiver habilidade para fazer a jogada, não conseguirá sair bem das dificuldades em campo. Por isso, a criatividade brasileira faz diferença. Acredito que isso vem do futebol de rua, comum aqui. Precisamos aliá-la à técnica e a força física que os times europeus exigem”.

Porto Vitória

Fundado em 2014, o Porto Vitória conta, atualmente, com 100 atletas, sendo 30 em cada categoria (sub-13, sub-15 e sub-17), além de 10 atletas com idade entre 12 e 17 anos que ficam em avaliação. Em sua infraestrutura, o clube possui um centro de treinamento com três campos, um ginásio, quatro vestiários e área de lazer. Para preparar os jogadores para as competições e avaliações, a comissão técnica tem seis profissionais (Coordenador da Base, Preparador Físico, Preparador de Goleiro e três técnicos, sendo um para cada categoria).

O presidente do clube, Vinicius Coelho, afirmou que, apesar do futebol capixaba não estar em evidência nacional, a boa gestão do Porto Vitória foi um atrativo para fechar a parceria com a 12 MAN. “Hoje, futebol precisa de estratégia. Jogar bola todo mundo pode jogar. Mas jogar futebol é difícil. Nosso time é um produto e quem investe nele deseja retorno. Isso só é possível com uma gestão de excelência. A parceria com a 12 MAN vem para agregar também nesta parte, com a gestão dentro de campo”.

Desde sua fundação, o verdão capixaba disputou cinco competições das categorias sub-15 e sub-17 no Espírito Santo, tendo levantado a taça cinco vezes nestas categorias. Também participou, em 2016, da Taça BH, uma das principais competições de base do Brasil. Primeiro time do Espírito Santo a participar do torneio, a vaga foi conquistada junto com o título do estadual sub-17.

Na busca por revelar atletas para grandes clubes, o PVFC conta com um índice de aprovação elevado. Hoje, além dos atletas que atuam nos times profissionais do futebol capixaba, dez jogadores descobertos pelo Porto Vitória estão atuando em times de relevância nacional: Denivys Will (Cruzeiro – MG), Natan de Souza (Flamengo – RJ), Gustavo Ferreira (Grêmio – RS), David Gomes, Victor Amorim, Marcos Paulo, Matheus Santos e Erick Rocha (Ponte Preta – SP), Matheus Cabral (Vasco – RJ), Guilherme (Atlético Mineiro – MG).

Agora, a meta é construir a categoria profissional, se classificar para as principais competições e, em dois anos, ter um atleta na Seleção Brasileira. “Com isso, a parceria com a 12 MAN se torna importantíssima. Vamos manter o pé no chão para alcançar nossas metas e não vamos perder nossa essência de revelar jovens jogadores”, frisou Vinicius Coelho.