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tera, 23 de abril de 2024
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Polícia Civil e EDP Espírito Santo descobrem furto de energia elétrica em Supermercado e Frigorífico na Grande Vitória

Polícia Civil e EDP Espírito Santo descobrem furto de energia elétrica em Supermercado e Frigorífico na Grande Vitória

A Polícia Civil e técnicos da EDP Espírito Santo realizaram na manhã desta terça-feira, dia 31, inspeções em um supermercado localizado no bairro Universal, em Viana, e um frigorífico no bairro Porto de Cariacica, em Cariacica, e encontraram fraude nos medidores de energia elétrica dos estabelecimentos, caracterizando furto.

Durante a inspeção, foi constatado que de toda energia consumida só uma parte era paga pelos proprietários dos locais. Como no momento das inspeções os proprietários estavam ausentes, responsáveis que estavam no local foram conduzidos para a Delegacia de Segurança Patrimonial, em Vitória, para prestar esclarecimentos.

 CRIME

O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.

 Além do processo criminal, os proprietários dos estabelecimentos irão arcar, conforme a regra da Resolução ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

 Ao contrário do que muitos imaginam o furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a Concessionária. Os maiores lesados são os próprios consumidores. Como a tarifa abrange também as perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

O furto de energia, além de ser uma prática perigosa, pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.

 A EDP Espírito Santo pede que a população contribua e denuncie ligações irregulares. Para isso, disponibiliza canais de atendimento, como o Call Center (0800 721 0707), as Agências de Atendimento ao Cliente e o site www.edp.com.br. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.