Search
sbado, 27 de abril de 2024
  • :
  • :

Nada de preocupação: estalar os dedos não é perigoso à saúde

Nada de preocupação: estalar os dedos não é perigoso à saúde
Estalar os dedos é uma prática comum para muitas pessoas, mas o barulho causado por este ato desperta uma dúvida: é algo natural ou faz mal ao organismo? A divisão de opiniões é esclarecida pelo ortopedista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Agnaldo de Oliveira Jr., que garante não haver nada de prejudicial neste hábito.

Essa capacidade está associada a uma hipermobilidade, característica identificada em algumas pessoas. O médico explica que esse fator permite movimentos maiores das articulações, não só dos dedos.

“Algumas pessoas têm uma maior flacidez ligamentar, o que possibilita estalar as articulações de todo o corpo, inclusive das mãos e coluna. Isso não é uma doença e, portanto, não causa problemas”, assegura o especialista.

O tão incômodo barulho é consequência da disposição das juntas (junção entre dois ou mais ossos). De acordo com o ortopedista, quem apresenta maior mobilidade possui uma diferença nas articulações, que, com o movimento, provoca o som.

Apesar deste hábito não ser prejudicial, a hipermobilidade é um fator que antecipa o desgaste das articulações, provocando previamente a artrose. O médico esclarece que o acompanhamento médico é essencial para garantir uma qualidade de vida melhor.

O alerta é feito somente quando o costume é acompanhado por dor. Esse aspecto pode sinalizar um problema. “Caso haja dor, é preciso procurar um médico, pois pode ser um processo de desgaste. Nos joelhos, por exemplo, é possível detectar um pedaço de cartilagem solta ou uma complicação de menisco”, reforça o médico.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo sexto ano consecutivo em 2016.