Search
sexta, 15 de dezembro de 2017
  • :
  • :

Ministro dos Transportes garante duplicação da BR 101 em visita ao Espírito Santo

Ministro dos Transportes garante duplicação da BR 101 em visita ao Espírito Santo

Durante uma visita do Ministro dos Transportes Maurício Quintela ao Espírito Santo, foi realizada uma reunião que contou com a participação de representantes da Comissão de Fiscalização da Eco101 na Câmara dos Deputados,  representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), senadores capixabas e diversas autoridades.

Antes do início da reunião, que aconteceu a portas fechadas e começou por volta das 11 horas desta segunda-feira (31), o ministro garantiu que as obras de duplicação na BR 101 vai acontecer. “A duplicação é uma exigência contratual. Não há outro plano do Governo a não ser duplicar a rodovia. A BR 101 no Espírito Santo está num contexto nacional”, afirma.

Sobre o impasse com a concessão, quando a Eco101 afirmou que as obras de duplicação não seriam realizadas, o ministro lembrou que este tipo de problema acontece em todo o país e explicou que a recessão econômica não estava prevista quando foram feitos os estudos para a concessão. “Na época que os estudos foram feitos, havia perspectiva de crescimento no país de 3,5% e o que se viu foi uma recessão muito grande. Mas o governo federal já aprovou uma Medida Provisória que permite repactuações”, disse.

Essas repactuações, de acordo com o ministro, podem ser devoluções amigáveis das concessões, reequilíbrio e arbitragens. No caso do trecho da BR 101 no Estado, o prazo para as obras deve ser aumentado. “Prazo pode haver. O desequilíbrio é uma realidade, mas a duplicação vai acontecer conforme previsto”, afirmou o ministro.

De acordo com o deputado federal Marcus Vicente, que coordena comissão de fiscalização, mesmo que haja aumento no prazo, o usuário da rodovia não vai sofrer impactos na tarifa. “A repactuação pode acontecer em função da queda de tráfego e do crescimento econômico negativo que tivemos. O fluxo diminuiu 18% e nós estamos acompanhando isso”, afirmou.

O deputado também garantiu a duplicação do trecho da BR 101 no Espírito Santo e explicou que a possibilidade de repactuação já está sendo analisada, vindo o resultado a ser divulgado entre 30 e 60 dias. “O Espírito Santo não vai perder essa duplicação. Esta é uma obra que o capixaba não abre mão”, finalizou.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte; Folha vitoria




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *