Search
sbado, 20 de abril de 2024
  • :
  • :

Mais de mil queimadas são registradas no Sul do ES em 2017

Mais de mil queimadas são registradas no Sul do ES em 2017

Mais de mil queimadas já foram registradas na região Sul do Espírito Santo, ao longo do ano de 2017. No primeiro semestre, foram 840 ocorrências, enquanto só neste mês de setembro, foram registradas 249, segundo o Corpo de Bombeiros.

A estiagem dos últimos meses deixou o morro menos verde e a ação do homem contribuiu para piorar a situação.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram muitas ligações de denúncias sobre queimadas foram recebidas. “Houve um aumento de 69% de acionamento de bombeiros para incêndio em vegetação nesses 19 municípios, nos últimos 15 dias. A probabilidade de isso aumentar é maior ainda”, falou o tenente Fernandes.

O Morro das Andorinhas é um local onde as queimadas costumam ser frequentes. Um terreno foi encontrado coberto de cinzas, o que é considerado um incêndio criminoso, porque não teve autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e não é área utilizada para agricultura.

“De agosto para cá, os focos aumentaram bastante e uma coisa comum deles é estar próximos a rodovias, aos centros urbanos, onde, eventualmente, há indivíduos que utilizam dessa prática, até de brincadeira. Eles fazem festinha brincando, o fogo foge ao controle e acaba causando prejuízos”, disse o agente de desenvolvimento pecuário Justino Marcos Marquezine.

Os últimos quatro anos foram de seca, o que contribuiu para reduzir a área molhada das matas. Junto a isso, existe produtor rural desinformado que utiliza a queimada de maneira errada.

“Toda vez que você utiliza o fogo de forma errônea, ou seja, para descaracterizar uma área, para, depois, fazer o uso agrícola, é um ato ilegal”, explicou Marquezine.

As queimadas controladas, utilizadas pelos agricultores, só podem ser feitas com a autorização do Idaf e durante o período entre 1º de outubro e 31 de maio. Por isso, é preciso denunciar quando uma queimada acontecer. “Identificar os autores e, assim, a gente vai fazer a parte das sanções administrativas, o que compete ao Idaf”, destacou o agente de desenvolvimento agropecuário.

Para fazer denúncias de queimada irregular, basta ligar para o telefone (28) 3517-3190.

Fonte: G1

Por Renata Cordeiro, Cachoeiro de Itapemirim