Search
quarta, 11 de dezembro de 2019
  • :
  • :

Iconha Sediará 2º Torneio de Bocha Paralímpica

Iconha Sediará 2º Torneio de Bocha Paralímpica

Acontecera no dia 12 de dezembro (quinta feira) 08:00h, no ginásio de esportes Hélder Almeida Soares, em Iconha, o 2º Torneio de bocha paralímpica. A competição contara com Cerca de 12 atletas de todo estado do Espírito Santo, participando divididos em suas classes BC1, B2, BC3, BC4.

 A competição será realizada pela Prefeitura Municipal de Iconha, com apoio Associação Papa Léguas, Governo do Estado e E.A.D Unip Polo de Iconha.

Tornado um esporte paraolímpico em 1984, a bocha é uma modalidade praticada por pessoas com determinado grau de comprometimento motor, que consiste na marcação de pontos, por meio do lançamento de bolas (chamadas de bochas), a fim de que elas se aproximem de um ponto, determinado aleatoriamente pelo lançamento de um objeto, o bolim. Vence o jogador ou a equipe que conseguir aproximar mais bochas do ponto estabelecido

Segundo um dos organizadores do torneio e responsável técnico José Cassimiro, o maior objetivo da iniciativa é a inclusão tanto dos atletas quanto dos familiares. “Buscamos destacar o valor que cada um deles têm, assim como a importância que o esporte paralímpico vem ganhando e, ao mesmo tempo, abrindo espaço para estas pessoas”.

Para o também técnico e calheiro Rafael Bianchini Caldonho. “O evento é importante não apenas sob o aspecto da inclusão, mas para o desenvolvimento do esporte visando o alto nível dos atletas”.

Ja Para o diretor da Gerencia de esportes, turismo, cultura e lazer Rubens Bossato, a realização do torneio em Iconha é uma prova da existência de atletas locais no mesmo nível dos atletas estaduais e até nacionais. “Nós temos alunos que estão saindo da faixa escolar e agora estão no nível de alto rendimento. Sediar um torneio desse aqui possibilita ao Município ter um maior número de participantes em outras competiçõs. Isso é muito gratificante para os atletas e para seus familiares”, ressalta.

Iconha forte na disputa – O atleta Iconhense Alessandro Freitas Bertoli, ja conquistou muitos objetivos, logo na sua primeira participação em um torneio onde reuniu atletas do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, ficou na nona colocação e no mesmo ano ficou em segundo no 1° torneio de Bocha Paralímpica de Iconha, que reuniu atletas de todo o estado.

Em 2019 Alessandro sagrou-se vice campeão da seletiva para disputar o Regional Leste. No torneio que aconteceu no Parque Olímpico no Rio de Janeiro, o atleta obteve a 6° colocação, um resultado de grande expressão.

 Alessandro destaca que o esporte tem um papel de fundamental importância em seu desenvolvimento. “A bocha entrou na minha vida de surpresa e me resgatou para o mundo, me permitindo melhorar meu bem estar físico. E me ensinou, acima de tudo, a ter espírito de competição, a saber ganhar e também perder, mas quero fazer bonito e conquistar uma medalha para meu Município”, apostou.

Por: Adilson Santos.