Search
quarta, 24 de abril de 2024
  • :
  • :

Guerra do tráfico já matou 306 jovens na Grande Vitória

Guerra do tráfico já matou 306 jovens na Grande Vitória

Criminosos armados com fuzis e granadas no topo dos morros e usando drones para vigiar inimigos. Assassinatos de quem trair o movimento sem limite de tiros. Esse é o cenário do tráfico de drogas no Estado, que já levou à morte 306 jovens na Grande Vitória este ano. A maioria dos casos ocorreu na Serra. Em seguida, aparecem Cariacica e Vila Velha.

A carreira no tráfico começa ainda na adolescência, de acordo com o chefe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado José Lopes. E cometer assassinatos vira consequência da disputa pelo domínio dos pontos de venda de entorpecentes.

casinho homicidio 135e1aab4759caf2f6c00d014f417bdd - Guerra do tráfico já matou 306 jovens na Grande Vitória

Dhiego Rosa Xavier Rodrigues, preso no último dia 27, conta um capítulo dessa história. Com 18 anos, ele é acusado de matar um adolescente de 14 anos e de tentar executar outro da mesma idade em prol da briga de gangues.

Ele também é suspeito de uma tentativa de homicídio e de um latrocínio (roubo seguido de morte) entre novembro de 2017 e abril deste ano.

Em entrevistas, o delegado Ramiro Diniz, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, contou que, em março deste ano, Dhiego tirou a vida de Gabriel Reinaldo dos Santos, 14, ao lado de três cúmplices. O crime ocorreu em Nova Carapina I.

No mês seguinte, ele matou Cristhian Mateus Borges Rocha, de 22 anos, na BR-101, próximo ao bairro Barro Branco, porque a vítima não quis entregar a chave da moto. “Ele começou a cometer crimes na adolescência. A marca registrada do grupo em que ele atua é tiros na cabeça”, disse o delegado.

José Lopes destacou que muitos bandidos também estão envolvidos com o tráfico de armas e que inocentes também morrem em meio aos conflitos.

Em 19 de agosto deste ano, a universitária Thais Oliveira Rodrigues, 22, foi buscar um bolo de aniversário no bairro Morada da Barra, em Vila Velha, e acabou sendo assassinada. O carro em que ela estava foi alvo de tiros por criminosos acreditarem que se tratava de um rival entrando no bairro.

De janeiro a outubro deste ano, a DHPP desvendou a motivação de 430 crimes. A maioria tem relação com o tráfico.

tabela re 945fc23bc2d6d4c91a907e57b3c89b43 - Guerra do tráfico já matou 306 jovens na Grande Vitória

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Tribunaonline