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segunda, 29 de abril de 2024
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Golpe do falso boleto faz 80 mil vítimas

Golpe do falso boleto faz 80 mil vítimas

Os consumidores do Estado devem ficar atentos ao golpe do falso boleto, que fez 80 mil vítimas no Espírito Santo nos últimos 12 meses. A informação é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado (Fecomércio-ES).

Segundo estimativa do presidente da federação, José Lino Sepulcri, dos oito milhões de boletos emitidos nos últimos 12 meses, 1% foi pago indevidamente, o que significa que 80 mil consumidores caíram no golpe do boleto falso.

“Neste final de ano, é ainda mais comum essa modalidade de golpe. Cobranças por consumo de internet é um exemplo, dentre outras. Já no início do ano, é comum ocorrerem cobranças de contribuição sindical patronal, o que nunca existiu ”, alertou Sepulcri.

Bancos reagem e planejam fim de cobrança em papel

Em meio aos golpes dos boletos falsos, os bancos querem acabar com o modelo físico do boleto, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Em um primeiro momento, o modelo físico continuará existindo.

No futuro, os bancos pretendem transformar o processo totalmente eletrônico, sem a necessidade de receber o boleto impresso ou qualquer outro formato deste tipo. A ideia é que o projeto DDA (Débito Direto Autorizado), cujo objetivo é substituir o boleto bancário impresso pelo boleto eletrônico, ganhe força e se torne obrigatória a colocação de CPF ou CNPJ do emissor e do pagador, além do registro dos boletos.

Dessa forma, é importante o cidadão analisar com cuidado as características do documento recebido. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) identifica, por ano, 400 milhões de golpes como esse e dá algumas dicas às quais o cidadão deve estar atento:

  • Verifique se os dados do “Beneficiário” são de quem lhe vendeu o produto ou serviço.
  • Verifique se o logotipo impresso no corpo do boleto de cobrança corresponde ao código do banco que consta no início da linha digitável (três primeiras posições).
  • Fique atento se o código de barras estiver com falhas que apresentem espaços excessivos entre as barras ou qualquer outra alteração que impossibilite o reconhecimento pela leitora.
  • Evite reimprimir boletos de cobrança em sites que não sejam do banco emissor do boleto.
  • Evite negociar valores de descontos de boletos com pessoas estranhas, ou que se identificam como funcionários dos bancos ou de empresas de cobrança.

Sempre que tiver dúvidas sobre a veracidade de um boleto de cobrança, consulte diretamente o fornecedor que o emitiu.

 

 

 

 

 

Fonte: Fecomércio-ES, Jornal A Tribuna