Search
tera, 18 de dezembro de 2018
  • :
  • :

Golpe da internet de graça faz 30 vítimas por hora no Estado

Golpe da internet de graça faz 30 vítimas por hora no Estado

A promessa é atrativa e tentadora: internet de graça ao alcance de alguns clicks. Mas, o que parece ser uma vantagem, na verdade é um novo golpe pelo WhatsApp, que faz 30 vítimas por hora no Estado.

O levantamento, do laboratório especializado em cibersegurança da PSafe (dfndr lab), apontou que, no País, foram 45 acessos por minuto a esse novo golpe desde a última semana, quando ele começou a circular.

Ele chega por meio de um anúncio no aplicativo de mensagens, que oferece até 20 GB de internet gratuita por até 60 dias para usuários de qualquer operadora de telefonia móvel no Brasil.

Ao clicar no link, a pessoa é direcionada para uma página falsa, que apresenta um número fictício de quantidade de pacotes gratuitos disponíveis para a escolha.

O site faz perguntas como: “Quantos dias de internet gratuita você deseja ativar?” e “Quantos GB você gostaria de receber de sua operadora?”.

Ao finalizar o questionário, o usuário é informado de que precisa compartilhar o conteúdo com vários amigos no WhatsApp.

O diretor do laboratório, Emilio Simoni, alertou que foi identificado que, no caso da pessoa estar navegando em rede 3G ou 4G, ela é direcionada a algum serviço pago por SMS, como horóscopo ou dicas de jogos. Nesse caso, vai tendo prejuízo financeiro.

“Se o usuário está ligado em rede wi-fi, ele é direcionado para um sistema que tenta baixar um aplicativo malicioso. Se a pessoa aceitar e instalar, infecta o celular dela. Com isso, um hacker tem acesso a arquivos e informações do dispositivo.”

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Tribuna Online

COMENTÁRIOS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *