Search
sbado, 20 de abril de 2024
  • :
  • :

Famílias de Iconha mantém tradição de São Cosme e Damião

Famílias de Iconha mantém tradição de São Cosme e Damião

Nos dias 26 (para os católicos) e 27 de setembro (para o Candomblé e a Umbanda), comemora-se o Dia de Cosme e Damião. Eles eram dois irmãos gêmeos que eram médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano.

Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crianças.

Baseado neste costume, famílias fazem doações de doces em agradecimento aos santos por alguma “graça alcançada”, o fato vai ao encontro de muitos católicos que  cultivam a tradição das promessas, quando algo difícil acontece na vida deles.

Na Igreja Ortodoxa, os santos são celebrados no dia 1º de novembro. Já os ortodoxos gregos comemoram em 1º de julho. São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Iconha