Search
quinta, 25 de abril de 2024
  • :
  • :

Estado determina fechamento de academias e suspende consultas e cirurgias eletivas

Estado determina fechamento de academias e suspende consultas e cirurgias eletivas

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande,  anunciou, no início da noite desta quarta-feira (18), que todas as academias de ginástica do estado deverão suspender seu funcionamento a partir desta quinta-feira (19), como medida de combate ao coronavírus. A medida, a princípio, é válida por 30 dias. Ao término desse prazo, uma nova avaliação será feita pelo governo.

Escolas fechadas

Outra medida anunciada por Casagrande nesta quarta-feira é que as escolas da rede estadual já podem ser fechadas também a partir desta quinta, caso o diretor solicite. As aulas da rede estadual de ensino foram suspensas na terça-feira (17), mas as escolas continuavam abertas para receber alguns estudantes. Inicialmente, as escolas seriam fechadas na segunda-feira (23), mas esse prazo foi flexibilizado pelo Governo do Estado. 

Já o Jogos na Rede, projeto esportivo e cultural voltado as estudantes do ensino médio, também estão com suas atividades suspensas.

Consultas e cirurgias eletivas suspensas

O Executivo Estadual também decidiu suspender consultas e cirurgias eletivas, mantendo somente os procedimentos mais urgentes. As consultas estarão suspensas a partir de quinta-feira, e as cirurgias, a partir de segunda. O governador enfatizou que a ordem estabelecida das cirurgias será obedecida, pois o que houve foi apenas um adiamento das operações, que cumprirá a sequência original.

Servidores estaduais

Outra medida anunciada pelo governo é com relação aos servidores públicos estaduais. A partir desta sexta-feira, os servidores, com exceção dos das áreas de saúde, segurança pública, sistema prisional e socioeducativo, poderão antecipar suas férias. 

Segundo Casagrande, quem está de férias não terá direito de interrompê-las e quem possui férias acumuladas deverá gozar das mesmas o quanto antes. Estagiários também deverão sair em recesso. Tais decisões serão comunicadas aos servidores, por seus gestores, a partir de segunda-feira.

Fonte: Folha Vitoria