Search
sbado, 20 de abril de 2024
  • :
  • :

ES tem um município em situação de risco e outros 23 em alerta para dengue, zika e chikungunya

ES tem um município em situação de risco e outros 23 em alerta para dengue, zika e chikungunya

município de Laranja da Terra, no Espírito Santo, foi considerado em situação de risco para surto de dengue, zika e chikungunya, de acordo com o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta terça-feira (28). Além disso, dos 63 municípios capixabas que forneceram dados para o levantamento, 23 estão em alerta.

O Mapa da Dengue, como é chamado o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti.

A metodologia permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros, por região.

Veja a lista dos municípios em alerta

  1. Aracruz
  2. Barra de São Francisco
  3. Colatina
  4. Conceição de Castelo
  5. Ibiraçu
  6. Iconha
  7. Itaguaçu
  8. Jaguaré
  9. João Neiva
  10. Linhares
  11. Montanha
  12. Pedro Canário
  13. Pinheiros
  14. Rio Novo do Sul
  15. Santa Teresa
  16. Serra
  17. Sooretama
  18. Venda Nova do Imigrante
  19. Viana
  20. Vila Pavão
  21. Vila Velha
  22. Vitória
  23. Ibitirama

LIRAa

Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas.

O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti.

Brasil

O novo levantamento indica 357 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Isso significa que mais de 9% das cidades que fizeram o levantamento tinham altos índices de larvas do mosquito. No total, 3.946 cidades de todo o país fizeram o levantamento.

Além das cidades em situação de risco, o LIRAa identificou 1.139 municípios em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9% e 2.450 municípios com índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada.

Entre as 17 capitais que o Ministério da Saúde recebeu informações sobre o LIRAa, estão com índices satisfatórios os municípios de Macapá (AP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Palmas (TO).

As capitais com índices em estado de alerta, são: Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Vitória (ES), Recife (PE), Natal (RN), Porto Velho (RO), Aracajú (SE) e São Luis (MA).

As capitais Belém (PA), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Brasília (DF) e Rio Branco (AC) não informaram os dados ao Ministério da Saúde.

Por Naiara Arpini, G1 ES