Search
quinta, 25 de abril de 2024
  • :
  • :

Dinheiro falso e cheques sem fundos são alguns dos principais golpes no comércio, aponta especialista

Dinheiro falso e cheques sem fundos são alguns dos principais golpes no comércio, aponta especialista

Tanto para clientes como para lojistas, as fraudes são grandes vilãs para o bom funcionamento do comércio. Ano a ano, cresce o número de ocorrências ligadas às diversas estratégias utilizadas pelos meliantes para alcançar mais vítimas. A falsificação de cédulas de dinheiro é um dos golpes mais comuns, assim como a adulteração do número de cheques, entre outras ações realizadas para lesar os consumidores e comerciantes.

Além disso, são comuns os casos em que valores não utilizados pelo cliente são identificados na fatura do cartão de crédito. De acordo com a pesquisa Global Consumer Card Fraud 2016, quase metade da população brasileira (49%) já foi vítima de fraudes com cartões nos últimos cinco anos.

Com o aumento do uso de tecnologias da informação, a atuação dos malfeitores também tem se direcionado para canais como e-mail e celular, além de mensagens de texto. Segundo o perito Hildebrando Magno Rebello, por muitas vezes os cidadãos de bem desconhecem os perigos que norteiam as negociações efetuadas no dia a dia, o que facilita a ação dos criminosos.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem 230 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,5 mil unidades, e atende 3,7 milhões de associados.