A colheita das lavouras de milho segunda safra segue avançando no Brasil. De acordo com os dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último domingo (26), 66,1% das lavouras já haviam sido colhidas.
O índice subiu dos 55,5% registrados até a última semana, mas fica atrás dos 86% contabilizados no mesmo período do ano passado e dos 70,1% da média das últimas cinco temporadas.
Os trabalhos estão mais adiantados no Mato Grosso e Tocantins (91,2%), Maranhão (73,8%), Piauí (73,6%), Goiás (57%), Minas Gerais (40,6%), Paraná (39,2%), Mato Grosso do Sul (37,1%) e São Paulo (30,6%).
Ao mesmo tempo, 32,5% das áreas estão em maturação e 1,4% ainda em enchimento de grãos.
Os técnicos da Conab destacam que a colheita se aproxima da finalização em alguns municípios do Mato Grosso com problemas logísticos diante dos grandes volumes de milho. No Mato Grosso do Sul as produtividades são satisfatórias e a colheita ganha ritmo.
No Paraná, as geadas ocorridas e a redução das precipitações comprometeram o potencial produtivo em algumas áreas. Já em Goiás, a colheita ainda está lenta, mas as produtividades apresentam patamares elevados.
Fonte: Noticias Agricolas
