Search
sexta, 20 de setembro de 2019
  • :
  • :

Caravana do Esporte e Caravana das Artes levam ações educacionais para 3 mil alunos da rede pública em Baixo Guandu, no Espírito Santo

Caravana do Esporte e Caravana das Artes levam ações educacionais para 3 mil alunos da rede pública em Baixo Guandu, no Espírito Santo

Com a participação dos atletas medalhistas da natação brasileira Etiene Medeiros e João Gomes Júnior, do cantor e compositor Marcelo Mira e da atriz do Disney Channel, Larissa Murai,  a CARAVANA DO ESPORTE e a CARAVANA DAS ARTES chegam ao município de Baixo Guandu, interior do Espírito Santo, dia 12 de agosto, para atividades gratuitas de esporte e artes educacionais voltadas a estudantes, professores e gestores das áreas da Educação, Cultura e Esportes.

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação da DISNEY, ESPN e UNICEF, realizados pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga e chegam a Baixo Guandu, 181 km de Vitória-ES, com patrocínio da EDP e apoio da prefeitura municipal e Instituto EDP.

Mais de 3.000 alunos da rede pública vão brincar durante três dias nas estações de Atletismo, Basquete, Vôlei, Tênis, Futebol, Slackline, Lutas, Oficinas do Esporte e nas tendas de música, dança e cinema da ARENA CARAVANA, dentro do Estádio Manoel Carneiro, enquanto 200 professores e gestores participam de cursos de formação ministrados por especialistas das Caravanas.

A Secretária da Educação de Baixo Guandu, Cenira Antônio da Silva, afirma que as Caravanas “vão proporcionar excelentes trocas de experiências e socialização dos alunos de diversas escolas”, e quer  “que os professores de Arte e Educação Física da rede municipal participem ativamente das formações e renovem suas práticas em sala de aula, considerando o alto nível de conhecimento da equipe formadora”.

Para Paulo Ramicelli, assessor da diretoria do Instituto EDP, organização responsável pelas ações socioambientais do Grupo EDP no Brasil, “as Caravanas são muito aderentes ao foco de atuação do Instituto EDP: fortalecimento da educação por meio de ações complementares nas áreas da cultura e do esporte. A iniciativa tem sido um ótimo meio de cuidar e transformar crianças, jovens e seus professores, representando a nossa missão de sempre apoiar e desenvolver as comunidades onde a EDP atua”.

Adriana Saldanha, diretora geral das Caravanas, vê na etapa Baixo Guandu a possibilidade de fortalecer o trabalho na região, onde os projetos atenderam 6 municípios capixabas entre 2017 e 2018. Toda essa mobilização, segundo Adriana, “demonstra a preocupação dos educadores locais com as práticas esportivas e as linguagens artísticas no currículo das escolas.  As metodologias aplicadas na Caravana do Esporte e na Caravana das Artes atendem a necessidade dos municípios de atuarem a partir de tecnologias sociais e educacionais que garantam o direito de toda criança e adolescente de praticar esportes, brincar e viver com arte”.

Nesse sentido, o UNICEF reforça a mensagem de que a Caravana é uma oportunidade de deixar um legado de novas possibilidades de políticas públicas de esporte e educação para o município. Para Augusto Souza, Oficial de Programas da organização internacional, a Caravana demonstra que com recursos acessíveis e uma metodologia adequada, é possível democratizar o acesso ao esporte para cada menina e cada menino.”

 

Artistas e atletas convidados vão visitar as crianças na Arena Caravana

Dois atletas medalhistas da natação brasileira vão visitar as crianças na arena dos projetos.  Etiene Medeiros, pernambucana, 28 anos, duas vezes recordista sul-americana de natação nos 100m costa e nos 50m livres; ouro, prata e bronze no Pan de Toronto/2015 além de outros títulos e medalhas dentro e fora do Brasil.

João Luiz Gomes Júnior, capixaba, ouro na etapa de Indianápolis/EUA da Copa dos Campeões no mês passado no nado de peito, recordista sul-americano e 3 vezes recordista das Américas nos 50m peito, com várias medalhas em mundiais.

Os dois atletas chegam dia 13 a Baixo Guandu, a convite dos projetos, para brincar com as crianças e conhecer a aplicação da metodologia desenvolvida pelo Instituto Esporte & Educação. Retornam ao Brasil das competições nos Jogos Pan-Americanos de Lima-Peru, que terminam dia 11 de agosto, e vão direto para as Caravanas.  “Acho importante o esporte nas escolas e o acesso das crianças a várias modalidades”, afirma Etiene, eleita pelo COB melhor atleta da natação brasileira em 2016.

Do mundo das artes, visitam as crianças na Arena Caravana os mais famosos personagens da Disney, Mickey e Pateta, a atriz Larissa Murai, da série Juacas do Disney Channel, e o cantor e compositor Marcelo Mira, convidado da Caravana das Artes.

Larissa Murai Larissa iniciou a carreira de atriz aos 12 anos. Aos 14 ingressou no Disney Channel e, em 2017, entrou para o elenco da série Juacas como a co-protagonista Leilane. Marcelo Mira, compositor, cantor e violonista, é líder da banda Alma Djem e considerado um dos mais talentosos compositores da nova geração da MPB.

A comunidade terá acesso gratuito a sessões noturnas do Cinema Caravana, terça (13) e quinta (15), e ao Show da Caravana, na quarta (14), às 19h30. O Show da Caravana, gratuito e aberto à comunidade, na maior tenda dos projetos, terá apresentações da Banda da Caravana e dos artistas convidados. A abertura das Caravanas será na segunda (12), às 17h30, com apresentações culturais e presença do prefeito José de Neto Barros, do Vice-Prefeito, Eloy Avelino Junior, da Secretária da Educação, Cenira Antônio Silva, do Secretário de Esporte e Lazer, Waldir Estretts Lima, e da Secretária da Cultura, Jane Ribeiro.

 

COMENTÁRIOS
COMPARTILHE...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.