Search
quinta, 16 de maio de 2024
  • :
  • :

Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus

Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus

O Brasil registrou nesta terça feira (25) o primeiro caso de coronavírus , segundo o ministério, o paciente é um homem de 61 anos, morador de São Paulo, que esteve na Itália, na região da Lombardia, no norte do país, no período de 9 a 21 de fevereiro. O homem viajava sozinho, a trabalho.

O Ministério da Saúde informou que investigava um caso suspeito de coronavírus em São Paulo cujo primeiro exame deu positivo. Em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo, a pasta aguardava o resultado da contraprova que também deu positivo.

coronavirusbe - Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus

“Iniciou com sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão”, informou o Ministério da Saúde em nota.

As secretarias estadual e municipal de Saúde, de acordo com o texto, “estão realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo [da Itália para o Brasil], com apoio da Anvisa junto à companhia aérea”.

Segundo o ministério, o Hospital Israelita Albert Einstein havia registrado a notificação de caso suspeito de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) na tarde desta terça.

No atendimento, o hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Ainda segundo o ministério, com os resultados preliminares e seguindo o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.

A informação foi confirmada com uma fonte envolvida no processo. Mais cedo, o homem havia testado positivo para o vírus no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e sido submetido ao teste de contraprova no Instituto Aadolfo Lutz, cujo resultado deve ser anunciado nesta quarta (26) pelo Ministério da Saúde.

“O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias”, afirma o hospital em nota. O homem está em casa.

A Anvisa afirmou em nota, na noite desta terça, que solicitou a companhia aérea a lista de passageiros do voo que trouxe o paciente ao Brasil, e que “aumentou a criticidade no monitoramento dos voos internacionais provenientes de países onde há casos confirmados da doença”.

15802287965e3060bc2cd96 1580228796 3x2 lg - Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus

Com isso, o Brasil passa a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do novo vírus que já matou 2.708 pessoas no mundo.

Até esta quarta, mais de 320 pessoas foram infectadas e 11 morreram na Itália. O aumento no número de casos pode ter relação com falhas de procedimento em um hospital na região de Milão, onde foi internado um paciente considerado “número um”, segundo informou o primeiro-ministro Giuseppe Conte.