Search
quinta, 18 de abril de 2024
  • :
  • :

Bombeiros procuram jovens perdidos no Parque Nacional do Itatiaia, RJ

Bombeiros procuram jovens perdidos no Parque Nacional do Itatiaia, RJ

Um grupo de quatro jovens está desaparecido desde a noite de terça-feira (24) no Parque Nacional do Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro. As primeiras informações dão conta de que eles são moradores da região de Visconde de Mauá, distrito de Resende, e não entraram no parque por um acesso oficial, já que não há registro do grupo na portaria. Segundo o Corpo de Bombeiros, eles teriam entrado na reserva sem guia, pela localidade do Vale do Pavão. Após cinco horas de caminhada, por volta das 19h, o grupo teria feito contato por celular pedindo socorro.

Pelas coordenadas captadas do telefone pelo GPS dos bombeiros, as buscas estão sendo conduzidas desde as 4h da madrugada desta quarta-feira (25). Homens de Resende, Itatiaia e até do Rio estão envolvidos no trabalho. São três equipes – duas por terra e uma pelo ar, com o apoio de um helicóptero que veio da capital.

Segundo os bombeiros, todos estão bem, lúcidos, em uma área de mata aberta e tentando se manter protegidos.

Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia é o primeiro do país, criado em junho de 1937, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local. Ele fica na Serra da Mantiqueira — entre os estados Minas Gerais, Rio de Janeiro, e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).

Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5m, o quinto maior do país.

Fonte: G1