Search
domingo, 07 de maro de 2021
  • :
  • :

Banco de leite humano do Himaba precisa de doadoras

Banco de leite humano do Himaba precisa de doadoras

O leite materno é o melhor alimento para bebês, pois previne infecções e alergias, fornece os nutrientes necessários e promove melhor desenvolvimento do recém-nascido. Esses benefícios são ainda mais importantes para os bebês prematuros, que apresentam maior risco de infecção e, às vezes, atraso no desenvolvimento.

No entanto, no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, o estoque do leite materno está baixo.

Mesmo o banco de leite da unidade hospitalar realizando coleta de leite materno semanalmente nas casas das doadoras, na tentativa de aumentar e manter o estoque, apenas seis mães são doadoras, e a captação total é de apenas três litros por semana.

Porém, para atender à necessidade dos bebês internados, principalmente os que estão na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) são necessários, em média, de 35 litros de leite por semana, e algumas mães que estão com os filhos hospitalizados doam para tentar ajudar, mas não é suficiente.

Por isso a coordenadora do Banco de Leite do Himaba, Rosa Maria Negri Rodrigues Alves, faz um apelo para que as mães se conscientizem a doar. “A solidariedade das mães que tem excedente de leite pode salvar muitas vidas e não traz prejuízo nem para as mães nem para o seu bebê. Há mães que jogam o leite fora, enquanto o estoque do hospital está vazio, por não saber da facilidade de doar. Não precisa ir ao banco de leite pois uma equipe busca na casa da doadora”, destacou.

Rosa Maira ainda ressaltou que o bebê não deve ser amamentado diretamente em outra mulher devido ao risco de transmissão de doenças, principalmente a Aids.

“O leite doado passa pelo processo de pasteurização, ou seja, é colocado a uma temperatura de 62,5ºC durante 30 minutos, o que neutraliza as transmissões do vírus HIV e outros. Depois disso, ainda é feito teste para controle de qualidade, como gordura, acidez e cultura. Por último, é armazenado e distribuído para os bebês internados na Utin”, explicou.

As mães que quiserem doar podem entrar em contato por telefone que a equipe vai até à residência, avalia os exames de pré-natal, cadastra a doadora e busca o leite. O banco funciona todos os dias, das 7 às 17 horas.

 

Serviço

Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha – o funcionamento é de domingo a sábado, das 8 às 17 horas (inclusive feriados).

Endereço: Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha.

Contato: (27) 3636-3151

 

 

Fonte:  Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) /  Secretaria de Estado da Saúde

Governo do ES




Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.