Search
quinta, 28 de maro de 2024
  • :
  • :

Após ser considerado foragido, Gratz se entrega à Justiça do ES

Após ser considerado foragido, Gratz se entrega à Justiça do ES

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, José Carlos Gratz, se entregou à Justiça, nesta terça-feira (21), depois de ser considerado foragido. Ele foi levado para a Penitenciária de Segurança Média I, em Viana, Grande Vitória.

Gratz e o ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Valci Ferreira, eram considerados foragidos, sendo que o segundo continua. A prisão deles foi determinada no dia 18 de outubro pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas nenhum dos dois havia sido localizado ainda para que o mandado fosse cumprido.

Segundo a defesa do ex-deputado, assim que ele soube que estava sendo procurado, Gratz quis se entregar, mas estava em São Paulo, fazendo tratamento contra um câncer de pele.

Os dois foram condenados por irregularidades na administração estadual dos anos entre 1997 e 2001. Valci foi condenado a 10 anos de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro; e Gratz a 5 anos e meio pelo crime de peculato.

Irregularidades

Entre as irregularidades praticadas por Valci e Gratz, segundo o Ministério Público, está o desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro para dissimular a origem ilícita de recursos desviados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

De acordo com a denúncia, Gratz ordenou o pagamento de mais de R$ 5 milhões e 300 mil para cinco empresas. Os donos das empresas também foram denunciados.

Fonte: G1