Search
tera, 30 de abril de 2024
  • :
  • :

Postos estão liberados para aumentar o preço da gasolina no ES

Postos estão liberados para aumentar o preço da gasolina no ES

A mudança na base de cálculo para recolhimento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Espírito Santo vai impactar ainda mais no preço da gasolina.

Segundo o Sindipostos-ES, o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) para a gasolina no estado passou dos atuais R$ 3,6367 para R$ 3,8445 a partir desta quarta-feira (16).

O impacto ao consumidor, segundo o sindicato, vai depender de como essa alteração se comportará ao longo da cadeia, já que o ICMS é recolhido pelas distribuidoras. Sendo assim, dependerá do repasse dos custos delas aos postos.

A doutora em Economia Arilda Teixeira explicou que isso não quer dizer que o repasse ao consumidor seja diretamente por volta dos 20 centavos, mas sim como percentual. O aumento pode ficar entre 5 e 15 centavos, dependendo dos estabelecimentos. “Como a Petrobras está com a política de preços livres, esses preços podem ser reduzidos ou aumentados todos os dias. O aumento mesmo foi na base de cálculo”, disse.

A conta doméstica, segundo Arilda, deve aumentar nos custos com automóveis, já que o transporte de cargas e alimentos depende mesmo do diesel, que segue com o mesmo preço. “As empresas tendem a repassar os preços nos produtos que vendem. É ruim porque é um aumento de preço, mas não é absurdo. É uma questão de mercado”, concluiu.

Fonte: G1