Search
domingo, 19 de agosto de 2018
  • :
  • :

10º dia de greve: caminhoneiros permanecem em 26 pontos de rodovias no Espírito Santo

10º dia de greve: caminhoneiros permanecem em 26 pontos de rodovias no Espírito Santo

A greve dos caminhoneiros chegou ao décimo dia em todo o país. No Espírito Santo, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), há 26 pontos de manifestações, mas nenhuma via está bloqueada. Além disso, são 1.228 manifestantes.

A paralisação teve início no último dia 21 e foi convocada pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) em reivindicação à redução do valor do diesel.

Por conta da manifestação, começou a faltar gasolina nos postos de combustíveis da Grande Vitória e do interior do Estado. Alimentos perecíveis também começaram a sumir das prateleiras e supermercados e hortifrutis capixabas.

Outro setor afetado foi o das operações realizadas pelos Correios. Com isso, as entregas de produtos comprados online no Brasil ou fora do país podem atrasar. Em nota, a empresa anunciou a suspensão da postagem de encomendas com data marcada (os Sedex 10, 12 e Hoje) e um aumento de cinco dias úteis no prazo de entrega das outras modalidades, como de serviço internacional, Sedex e PAC.

No meio de todo o movimento, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Setpes) informou que enquanto durasse a paralisação nacional dos caminhoneiros, a frota do sistema municipal de ônibus de Vitória seria reduzida em aproximadamente 30%. Mas não foi necessário. Tanto os coletivos municipais do Estado e o intermunicipais, o Transcol, circulam normalmente.

Apoio

O último domingo (27) na Região Metropolitana de Vitória foi marcado por manifestações em apoio ao movimento dos caminhoneiros. Foram registrados protestos nos municípios de Vila Velha, Vitória, Cariacica e Viana. Em Vila Velha, a manifestação aconteceu durante todo o dia. Em Vitória, os manifestantes se concentraram na Praça do Papa. Em Cariacica teve pedalaço e motociata. Foram mais de 200 motociclistas e 350 ciclistas que seguiram para um ponto de manifestação em Viana.

Distribuição

Produtores de Santa Maria de Jetibá se reuniram na tarde do último sábado (26) para realizar um protesto diferente. Em Vitória, em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo, os produtores doaram frangos vivos e ovos pedindo uma resolução do impasse na paralisação dos caminhoneiros.

O movimento de caminhoneiros afeta os avicultores porque, com a paralisação, a ração utilizada para alimentar os animais não chega às granjas. Desta forma, de acordo com os produtores, os animais podem acabar morrendo.De acordo com números dos avicultores, foram distribuídas mil caixas de ovos e 100 mil galinhas.

>> Notícia sobre doação de galinhas circula nas redes sociais e fila quilométrica se forma em VV

Além da doação, produtores de aves de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa realizam a venda dos animais ao preço de R$ 1 a unidade no bairro Nova Carapina II, na Serra, no fim da manhã da última terça-feira (29).

Pronunciamento

O presidente Michel Temer fez um pronunciamento na noite do último domingo (27) em que anunciou novas medidas acertadas com os caminhoneiros e para pôr fim à paralisação da categoria. Mesmo assim, no dia seguinte, os caminhoneiros continuavam parados e alegaram que os pedidos não foram atendidos.

Abastecimento

Também no último final de semana alguns postos de combustíveis capixabas começaram a receber gasolina. Por conta disso, várias filas de veículos se formaram nos locais para que os motoristas conseguissem abastecer o tanque do carro.

>> Sem gasolina, moradores criam comércio ilegal de combustível paraguaio

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sindipostos-ES), 75% dos postos de combustíveis da Grande Vitória e 50% no interior já estão recebendo gasolina, diesel, dentre outros produtos. A PM continuou apoiando a distribuição de combustíveis e gás com serviços de escolta, quando solicitada.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Folha vitoria

COMENTÁRIOS



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *