A antiga estação ferroviária Leopoldina, localizada em Vila Velha, no bairro Argolas, foi uma importante construção em 1937. Na época, o crescimento da cidade era moldado de acordo com os interesses econômicos. A primeira estação foi construída em 1895, com apenas um galpão, o que refletia a simplicidade e o desenvolvimento da região. Somente por volta de 1937 começou a reconstrução da estação.
A arquiteta Layana Marvila estudou a arquitetura do local para realizar o uma proposta de intervenção no pátio da antiga Estação Ferroviária como trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Ela explicou que, no período, as questões estéticas e estatísticas eram importantes no Brasil e isso refletiu no Espírito Santo, por isso a Estação Leopoldina é um marco histórico em estilo Art Décor.
Para a arquiteta, alguns elementos remetiam ao passado, mas com detalhes de modernidade, como formas, materiais aplicados e texturas. Outras características são as composições geométricas no edifício, as formas retangulares, arredondas, elementos cilíndricos, e planos horizontais ou verticais.
Layana, que sempre morou no bairro Argolas, contou que os moradores mais antigos relembram a fase da estação funcionando, com muito movimento, pessoas chegando de viagem na estação. ‘’Inclusive o bairro Argolas cresceu e se desenvolveu em volta da estação e por isso ela significa tanto para o bairro, para os moradores e atualmente está nesse estado, abandonada’’, conclui.
Ela ressalta a importância de preservar a Estação Leopoldina para manter viva a memória de uma população, a vitalidade da região e o patrimônio cultural.
Veja vídeo e faça um passeio virtual que mostra toda a área de intervenção externa, fachada e varanda criados no projeto.
Patrimônio Ferroviário
De acordo com informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a Estação Leopoldina é um dos representantes do patrimônio ferroviário brasileiro, a estação caracteriza um dos grandes ciclos econômicos da História do Brasil, o ciclo cafeeiro, e é testemunho da participação do Estado do Espírito Santo nesse momento histórico.
O IPHAN ressalta que a Estação foi a primeira construída pela Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (EFSES), em 1895, e reconstruída em 1937 com as feições atuais, em estilo Art Déco, em concreto armado, com estrutura de madeira e telhas de fibrocimento.
O Instituto ainda destaca que desde 2008 a estação é valorada como patrimônio ferroviário, o que garante a proteção pelo patrimônio nacional, por seu valor histórico.
Fonte: Folha vitoria