Search
domingo, 08 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Minério de ferro cai na China com dados mistos sobre produção

Minério de ferro cai na China com dados mistos sobre produção

Os contratos futuros do minério de ferro negociados na bolsa de Dalian caíram nesta quinta-feira, com os investidores avaliando dados mistos de produção, enquanto uma perspectiva mais fraca do mercado siderúrgico global aumentou a pressão sobre os preços.

O contrato janeiro do minério de ferro mais negociado na bolsa de Dalian, da China, encerrou as negociações diurnas em queda de 0,26%, a 755,0 iuanes (106,13 dólares) a tonelada métrica.

O minério de ferro de referência para novembro na Bolsa de Cingapura, no entanto, subia 0,65%, a 99,35 dólares a tonelada, por volta das 8h (horário de Brasília).

Os relatórios de produção das principais mineradoras mostraram que elas superaram problemas no fornecimento e aumentaram as atividades nos últimos meses, enquanto a produção de aço está caindo, disseram os analistas do ANZ em uma nota.

A Fortescue, da Austrália, a quarta maior mineradora de minério de ferro do mundo, divulgou na quinta-feira um aumento de 4% em seus embarques de minério de ferro no seu primeiro trimestre, mas observou uma queda nos preços realizados.

No entanto, a Kumba Iron Ore da África do Sul informou que sua produção total no terceiro trimestre diminuiu 3%, deixando inalterada sua orientação de vendas.

As leituras de quinta-feira seguem as estimativas de produção acima do esperado de outras grandes mineradoras, incluindo a BHP, e ocorrem em um momento em que rivais como a Vale e a Rio Tinto estão se movimentando para expandir os suprimentos.

A produção de aço bruto da China atingiu 77,1 milhões de toneladas em setembro, baixa de 6,1% no mês a mês e de 3,1% em relação ao ano anterior, mostraram dados da Associação Mundial do Aço na quarta-feira.

O Japão, um dos cinco maiores produtores de aço do mundo, viu sua produção de aço bruto em setembro cair 3,6% em relação a agosto e 5,8% em relação ao ano anterior, segundo dados da Japan Iron & Steel Federation.

Fonte:

Reuters