Para muito além dos descontos indevidos, aposentados ouvidos relataram que são alvos frequentes de ligações ininterruptas de pessoas que obtém os dados do INSS, ameaças de cancelamento do benefício e até mesmo inscrição em planos de supostas vantagens e empréstimos consignados à revelia.
As reclamações vem em meio a uma tentativa do INSS para conseguir descobrir o caminho pelo qual empresas e bancos tiveram acesso a dados pessoais dos aposentados, como CPF, nome completo, data de nascimento, número do benefício e, especialmente, telefone.
Os relatos são de que as importunações impactam o dia a dia, assustam, mexem com a rotina e geram dor de cabeça, especialmente por causa das inúmeras tentativas de frear o abuso por meio de sites como o Reclame Aqui, no Procon e até mesmo na Justiça.
Ameaça de bloqueio
Em junho de 2023, a dona de casa aposentada Cleide Dantas recebeu uma ligação de uma mulher que se identificava como sendo de uma central de aposentados.
A CNN obteve o áudio que mostra a abordagem. Com insistência, a mulher diz trabalhar junto ao INSS e oferece uma espécie de cartão de crédito, com benefícios para compras em farmácias e mercados.
Em certo momento da ligação, a aposentada pede: “Você pode ligar amanhã”. E a atendente refuta: “Então, senhora, é que a gente já entra em contato para liberar, entendeu?”. A aposentada então, nega ter interesse e diz: “Eu não vou querer, não”. É quando vem a ameaça da atendente: “Tá bom, então referente ao seu benefício da matrícula *** está bloqueado. A senhora vai ter que aguardar 90 dias”.
“Eu desliguei, agradeci a ligação, desliguei, e verdadeiramente liguei para o INSS, e falei com o atendente e ele disse que não procedia essa informação”, conta.
Fonte: CNN