A seca tem deixado os moradores do distrito de São Gabriel, em Muqui, na região Sul do Espírito Santo, sem água nas torneiras. Para conseguir cozinhar ou tomar banho, eles precisam economizar e buscar alternativas.
O rio Recreio, que abastece a cidade, está secando. Para que a água fosse captada, uma barragem foi construída, mas a capacidade está 90% menor que a esperada.
“São Gabriel tinha esse reservatório aqui que abastecia a comunidade, até uns 15 dias atrás. Devido à crise hídrica, ele não suporta mais, precisamos captar água em outro local”, disse o secretário de agricultura do município, Alcinei Louvem.
População precisa buscar água com baldes em Muqui, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Cerca de 270 famílias vivem em São Gabriel. A dona de casa Nilza Silva contou que todos estão na mesma situação.
“Não tem água não, está sem água. Hoje começou a cair um pouquinho, mas parou logo. Só isso aqui. A gente pega água para fazer almoço, fazer café, fazer tudo”, contou.
No tanque de lavar roupa, Nilza guarda a água que pegou em uma bica. “Já peguei litros com água, balde com água. Agora eu vim de novo”, completou.
O ajudante de pedreiro, Paulo Barbosa, também relatou a falta de água. “Não tem, nem no rio tem. A água que mandam pra gente é de lá. A gente tem que se virar”, afirmou Paulo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/E/t/DezRhQSlO63coHkghdrg/sem-agua-muqui-28-09-2017.mov-snapshot-01.05-2017.09.28-07.26.48-.jpg)
Rio está quase secando em Muqui, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Fonte: G1
Por Gabrielle Manganeli, TV Gazeta