Search
quarta, 30 de abril de 2025
  • :
  • :

Forte crise econômica e financeira faz empresa brasileira de café buscar proteção contra falência

Forte crise econômica e financeira faz empresa brasileira de café buscar proteção contra falência

Em dezembro de 2024, as empresas  do grupo de café Atlântica Exportação e Importação SA e Cafebras Comércio de Cafés do Brasil SA conseguiram na justiça um período de carência para renegociar suas dívidas com os credores, após terem sido atingidas por um aumento nos preços globais do café arábica na época.

Porém, de acordo com informações do portal internacional Bloomberg, as tradings de propriedade da Montesanto Tavares Group Participações SA entraram novamente com pedido de proteção contra falência depois que a extrema volatilidade do mercado deixou as empresas sem dinheiro.

Com dívidas totalizando R$ 2,13 bilhões (367 milhões de dólares), em nota pública divulgada no site oficial das empresas, o grupo alega que os preços elevados, a desvalorização cambial e os incumprimentos dos produtores de café as levaram a uma “crise econômica e financeira”.

 

 

Leia nota pública divulgada na íntegra: 

Atlântica Exportação e Importação S.A., Cafebras Comércio de Cafés do Brasil S.A., Montesanto Tavares Group Participações S.A. e Companhia Mineira de Investimento em Cafés S.A. (“Recuperandas”) informam que, em 25/02/2025, apresentaram pedido de Recuperação Judicial, visando a reestruturação de um passivo total de R$ 2.128.915.129,41 (dois bilhões, cento e vinte e oito milhões, novecentos e quinze mil, cento e vinte e nove reais e quarenta e um centavos), o qual foi distribuído à 2ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte.

A medida decorre da crise econômico financeira enfrentada pelas Recuperandas, resultante, principalmente, do número expressivo de rolagens (prorrogação do prazo de entrega) e inadimplências de produtores — elo mais próximo da cadeia —, agravadas pelas recentes altas no preço do café e pela desvalorização do real em relação ao dólar.

A recuperação judicial é instrumento previsto na Lei de Recuperação de Empresas e se destina a dar tratamento e solução à crise econômico-financeira, permitindo a manutenção e preservação das atividades das empresas viáveis. As Recuperandas sempre prezaram pelo respeito aos compromissos assumidos e pela perseverança, empenhando-se em atuar com excelência na entrega de seus produtos e serviços. O pedido de recuperação judicial formulado está alinhado a esses valores e, sem qualquer dúvida, servirá para que as dificuldades financeiras sejam superadas.

As Recuperandas reiteram o seu compromisso com seus colaboradores, clientes, produtores com quem mantém relação comercial e credores e informam que estão engajadas nas negociações para acerto de plano de recuperação responsável e equilibrado, certas de que contarão com o indispensável apoio de todos para o alcance do sucesso da recuperação judicial.

Atenciosamente,
Diretoria

Por:

Raphaela Ribeiro

Fonte:

Notícias Agrícolas