Search
sbado, 02 de agosto de 2025
  • :
  • :

Capal: colheita do café chega a 85% com boa produtividade média, apesar dos desafios climáticos

Capal: colheita do café chega a 85% com boa produtividade média, apesar dos desafios climáticos

A safra de café 2024/2025 está nas últimas semanas na área de atuação da Capal Cooperativa Agroindustrial. Até o momento, a colheita atingiu 85% da área assistida pela cooperativa no Paraná e São Paulo, que compreende cerca de 11,4 mil hectares. Apesar de ser um ano de bienalidade negativa, as perspectivas de produtividade média estão dentro do esperado para o período. No último boletim do Departamento de Economia Rural (Deral), divulgado no dia 24 de julho, estima-se que a safra de café paranaense resulte em 718 mil sacas (43,1 mil toneladas).

As lavouras cafeeiras expressaram alto potencial produtivo ainda que as condições climáticas durante o ciclo tenham afetado a produção de café, avalia o engenheiro agrônomo Alan Jean de Oliveira, do Departamento de Assistência Técnica (DAT) da Capal.

No primeiro trimestre, a temperatura acima da média ocasionou estresse e desequilíbrio fisiológico nas plantas, mas apesar da instabilidade do clima, “grande parte dos frutos já estavam bem formados, não tendo comprometimento expressivo do enchimento de grãos dos cafeeiros”, afirma Alan. “A safra iniciou com ótima qualidade de grãos, com os primeiros lotes colhidos apresentando boa granação e boa porcentagem de peneira alta”, complementa.

Outro momento crítico na safra de café foi o excesso de chuvas na região, nos meses de maio e junho. Segundo o agrônomo, o clima chuvoso atrapalhou o fluxo da colheita e comprometeu em parte a qualidade dos cafés. “As chuvas no pico da colheita induziram frutos a romper a casca e a ficarem expostos à umidade e a fungos no campo, facilitando a fermentação indesejada e derrubando mais grãos ao chão, elevando o volume de café de varrição”, explica.

Alan destaca ainda que o manejo na lavoura durante a safra foi crucial para uma produtividade positiva. “Foi necessário redobrar a atenção ao controle de pragas, principalmente o bicho mineiro, exigindo monitoramento periódico e ajustes de manejo em função da alta população do inseto.”

Cafeicultores satisfeitos

Mesmo diante de um ciclo marcado por oscilações climáticas, os cafeicultores cooperados da Capal encerram a safra 2025 com balanço positivo.

Exemplo de sucessão familiar no campo, o cooperado Danilo é da terceira geração da Família Bagatim que administra lavouras de café em Carlópolis/PR, somando 50 anos de dedicação na cafeicultura.

O produtor destaca o manejo assertivo como o principal regulador da qualidade dos grãos.

“Creio que a qualidade vem aumentando pela forma que venho trabalhando nas últimas safras, com as orientações da assistência técnica da Capal e do pessoal da Fundação ABC. Eu fiz alguns testes de peneira na propriedade e fiquei satisfeito com o tamanho e a também com a qualidade dos grãos. Aplicando os produtos certos e fazendo o manejo adequado, resulta em uma qualidade superior na hora da colheita”, afirma Danilo.

O casal de cafeicultores Rogério e Layane Aguera também se mostra satisfeito com o resultado da safra deste ano. Eles em uma área nova da propriedade, de 2 anos e meio, na primeira colheita, tiveram uma produtividade acima do esperado.

“A previsão era de 48 sacas por hectare. Mesmo com a predominância da chuva, fizemos um bom manejo com as orientações da assistência técnica e, no fim, totalizamos 64 sacas por hectare, 16 a mais do que o esperado. A Capal vem dando toda a assistência, todo o suporte pra gente. Estamos muito contentes com a nossa produção”, comemora Rogério.

 

 

Fonte: Noticias Agricolas
 Capal