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domingo, 15 de junho de 2025
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Aposentados relatam “chuva de ligações”, empréstimos à revelia e até ameaça

Aposentados relatam “chuva de ligações”, empréstimos à revelia e até ameaça

Para muito além dos descontos indevidos, aposentados ouvidos relataram que são alvos frequentes de ligações ininterruptas de pessoas que obtém os dados do INSS, ameaças de cancelamento do benefício e até mesmo inscrição em planos de supostas vantagens e empréstimos consignados à revelia.

As reclamações vem em meio a uma tentativa do INSS para conseguir descobrir o caminho pelo qual empresas e bancos tiveram acesso a dados pessoais dos aposentados, como CPF, nome completo, data de nascimento, número do benefício e, especialmente, telefone.

Os relatos são de que as importunações impactam o dia a dia, assustam, mexem com a rotina e geram dor de cabeça, especialmente por causa das inúmeras tentativas de frear o abuso por meio de sites como o Reclame Aqui, no Procon e até mesmo na Justiça.

Ameaça de bloqueio

Em junho de 2023, a dona de casa aposentada Cleide Dantas recebeu uma ligação de uma mulher que se identificava como sendo de uma central de aposentados.

CNN obteve o áudio que mostra a abordagem. Com insistência, a mulher diz trabalhar junto ao INSS e oferece uma espécie de cartão de crédito, com benefícios para compras em farmácias e mercados.

Em certo momento da ligação, a aposentada pede: “Você pode ligar amanhã”. E a atendente refuta: “Então, senhora, é que a gente já entra em contato para liberar, entendeu?”. A aposentada então, nega ter interesse e diz: “Eu não vou querer, não”. É quando vem a ameaça da atendente: “Tá bom, então referente ao seu benefício da matrícula *** está bloqueado. A senhora vai ter que aguardar 90 dias”.

“Eu desliguei, agradeci a ligação, desliguei, e verdadeiramente liguei para o INSS, e falei com o atendente e ele disse que não procedia essa informação”, conta.

 

 

 

 

Fonte: CNN